Previsão do tempo

Chuva forte desta segunda-feira causa alagamento em São Luís

Segundo a previsão do tempo, novas pancadas de chuva podem ser registradas na parte da noite.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Trecho da Av. Litorânea tomado pela água da chuva desta segunda-feira (16).
Trecho da Av. Litorânea tomado pela água da chuva desta segunda-feira (16). (Foto: Afonso Diniz / G1)

SÃO LUÍS – A forte chuva registrada na capital maranhense no início da tarde desta segunda-feira (16) pegou muita gente de surpresa. Logo, pontos de alagamento começaram a aparecer pela cidade.

No trecho da avenida Litorânea próximo ao Círculo Militar, um dos sentidos da via ficou tomado pela água da chuva. Os condutores precisavam reduzir a velocidade para passarem com os veículos pelo alagamento.

Veja as imagens registradas pelo repórter Afonso Diniz, do G1 Maranhão, no trecho alagado na Av. Litorânea:

Segundo a previsão do tempo, novas pancadas de chuva podem ser registradas na noite dessa segunda-feira (16), em São Luís. A temperatura máxima é de 33 ºC, e a mínima de 25 ºC.

O que diz a meteorologia

De acordo com Andréa Cerqueira, meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a chuva registrada nesta segunda-feira foi causada por um sistema meteorológico transiente chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é típico desta época do ano. "Estamos em período de transição entre a estação seca e a chuvosa, e as características das duas são marcantes, ou seja, temos períodos de sol, temperatura elevada e períodos com chuva. É um momento em que devemos ficar alertas para ocorrência de chuvas e céu nublado com cada vez mais frequência, mas ainda não é a estação chuvosa de fato", explica a meteorologista.

Ainda segundo a especialista, em termos climatológicos, o período chuvoso se inicia a partir de fevereiro. Mas dezembro e janeiro já apresentam chuvas significativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.