Em São Luís

Grupo de índios permanece ocupando prédio do Dsei

O grupo reivindica melhorias na saúde das aldeias.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
( Foto: Mano Costa / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Dezenas de índios vindos de cidade de Itaipava de Grajaú permanecem ocupando o prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI-MA) no bairro da Jordoa, em São Luís.

Leia também:

Em São Luís, índios reivindicam melhorias na saúde de aldeias

Após ataque a índios, Sergio Moro autoriza envio da Força Nacional

O grupo reivindica melhorias na saúde das aldeias. Dentre as exigências, eles pedem a instalação de uma casa de apoio e um veículo oficial para transportar os doentes. Os indígenas pretendem ficar no local até que suas pautas sejam atendidas pelo Governo do Estado.

Outros podem chegar

Na manhã dessa terça-feira (10), o líder indígena Francisco Timbira informou que houve uma conversa com representantes do Distrito Sanitário Indígena, mas nada ficou definido. Ele declarou que, caso não recebam a informação de que suas reivindicações serão atendidas, mais 200 índios serão deslocados para o prédio, a fim de ocupar o local por completo.

“Vem mais gente. Eles estão só no aguardo. São 200 indígenas. Chegarão para reforçar nosso movimento. Importante dizer que não estamos cobrando somente itens dessa pauta da saúde. Também queremos água encanada. Há locais que estão sem água. Isso é inadmissível”, observou Francisco Timbira. Outra exigência tem relação com as refeições quando fazem exames na parte urbana, pois a alimentação não está sendo servida aos indígenas quando precisam sair de suas aldeias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.