Advertência

Sindicato anuncia nova paralisação em empresa de ônibus em São Luís

Sttrema pede suspensão de contrato e expulsão da Viação Planeta do sistema de transporte público.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Cidade Olímpica é um dos bairros atendidos pela Viação Planeta.
Cidade Olímpica é um dos bairros atendidos pela Viação Planeta. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Em nota divulgada nesta terça-feira (3), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema) anunciou que fará uma nova paralisação de advertência na porta da empresa Viação Planeta, antiga São Benedito, nas primeiras horas desta quarta-feira (4). O Sttrema pede ainda que a prefeitura de São Luís suspenda o contrato da empresa e a expulse do sistema de transporte público da capital maranhense.

Na manhã desta terça-feira, motoristas e cobradores da Viação Planeta, que pertence ao consórcio Upaon-Açu, cruzaram os braços por causa de atraso no pagamento de salários, além da suspensão dos planos de saúde e do tíquete refeição. Além disso, alguns trabalhadores estão sem carteira assinada.

A Viação Planeta atende aos bairros Cidade Operária, Cidade Olímpica, Conjunto São Raimundo, Vila Nestor e Vila Alonso Costa. As demais empresas devem circular normalmente nesta quarta-feira.

O SET (Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís), por sua vez, publicou uma nota de repúdio ao Sttrema nesta terça.

Confira a nota do SET:

O SET - Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís vem repudiar a atitude arbitrária, irresponsável e ilegal do Sindicato dos Motoristas.

Mesmo com decisão do Tribunal Regional do Trabalho de garantir o transporte para a população, o Sindicato bloqueou, ilegalmente, 100% da operação da Planeta Transportes, afrontando a Medida Cautelar nº 0016494-07.2019.5.16.0000 de 02/12/2019, que definiu a frota máxima de paralisação em 30%.

O SET está tomando as providências, pleiteando com as autoridades as multas previstas em caso de descumprimento, que considera que, de fato, ocorreu. Esta atitude do Sindicato dos Motoristas afetou muitos trabalhadores, mães e pais de família, estudantes e aposentados, que necessitam do serviço essencial de transporte diariamente.

É de conhecimento público que o sistema de transporte de passageiros de São Luís vem apresentando sérios problemas financeiros, por diversos motivos, e, por conta disto, o SET está buscando os meios legais de reparação junto ao Município de São Luís, dentro dos limites legais e sem prejuízos aos cidadãos.

SET – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.