Mutirão da saúde

Atendimentos médicos gratuitos marcam o Dia Mundial do Diabetes em São Luís

Promovido pelo jornal O Estado, Dia Mundial do Diabetes é marcado por diversos atendimentos médicos em shopping de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Dr. Hugo Caminha atendendo paciente no Dia Mundial do Diabetes. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Dr. Hugo Caminha atendendo paciente no Dia Mundial do Diabetes. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O número de brasileiros que convivem com o diabetes é de 17 milhões, na faixa etária de 20 a 79 anos. Os dados são do 9º Atlas de Diabetes, produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Em comparação com o levantamento feito pela entidade em 2017, o percentual de casos da doença aumentou em 31%. Esse número coloca o Brasil em 5º, na lista dos 10 países que apresentam maior elevação de casos do diabetes em todo o mundo.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 95.800 mil crianças e adolescentes menores de 20 anos convivem com a diabetes tipo 1 no Brasil. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que é chamado de destruição autoimune.

O diabetes pode causar diversas complicações à saúde quando não tratado ou controlado. Em se tratando de mortalidade, o número de mortes em decorrência de complicações advindas da diabetes, no Brasil, é de 13.500 mil.

Dia Mundial do Diabetes

Nesta quinta-feira (2), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Pensando nisso, o jornal O Estado do Maranhão realiza um evento durante todo o dia, no São Luís Shopping, oferecendo diversos atendimentos de saúde totalmente gratuitos. A ação teve início às 10h e vai até 22h, no piso 1.

Várias empresas parceiras se reúnem em um espaço voltado à saúde do paciente. Antes mesmo das lojas do shopping abrirem, muitas pessoas já aguardavam pelos atendimentos.

Paciente aferindo pressão. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Paciente aferindo pressão. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Uma das empresas presentes na ação foi o grupo Oftalmos Centro, que ofereceu aos pacientes exames como o de fundo de olho. “Eu estou achando muito bacana essa iniciativa do jornal O Estado em trazer para dentro do shopping atendimentos médicos como esse”, diz a funcionária pública Maria das Graças Silva.

Orientações

De acordo com o médico oftalmologista Hugo Caminha, para o paciente diabético, o melhor tratamento é a prevenção. “Obrigatoriamente, a cada seis meses – ou menos – o paciente diabético deve estar procurando um médico oftalmologista, em que além do exame de fundo de olho, ele fará a medida de pressão intraocular e medida da acuidade visual. Já o paciente não diabético deve procurar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano para tentar identificar de forma precoce qualquer alteração relacionada ao diabetes ou outras doenças”, garante o médico.

Antes mesmo das lojas do shopping abrirem, pessoas já aguardavam pelos atendimentos. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Antes mesmo das lojas do shopping abrirem, pessoas já aguardavam pelos atendimentos. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Orientações nutricionais à pacientes diabéticos também estão sendo ofertados na ação. Segundo a nutricionista Helma Veloso, o paciente diabético precisa de uma orientação alimentar específica e essencial. “Essa alimentação é focada em uma dieta com baixo teor de carboidratos, e sendo esses carboidratos contados durante o dia”, diz.

O mutirão da saúde segue até às 22h, no piso 1 do São Luís Shopping, ao lado da agência do banco Bradesco! Participe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.