Reitoria

Natalino Salgado toma posse ao cargo de Reitor da UFMA

A cerimônia de posse foi realizada nessa terça-feira (12), em Brasília.

Divulgação / UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Natalino Salgado foi empossado pelo Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub.
Natalino Salgado foi empossado pelo Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub. (Foto: divulgação)

BRASÍLIA - Na tarde dessa terça-feira (12), em Brasília, Natalino Salgado foi empossado pelo Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub, no cargo de reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Também participou da cerimônia o Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior.

Saiba mais: Bolsonaro nomeia Natalino Salgado como Reitor da UFMA

Natalino Salgado Filho é professor titular da Universidade Federal do Maranhão e membro das sociedades Brasileira de História da Medicina, Brasileira de Hipertensão Arterial e Brasileira de Nefrologia (SBN), além da International Society of Nephrology (ISN) e da American Society of Nephrology (ASN). É membro titular das academias Nacional de Medicina, Maranhense de Letras e Maranhense de Medicina. Ele coordena o Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar (UNA-SUS-UFMA) e tem experiência na área da Medicina, com ênfase em nefrologia, atuando nos temas de hipertensão arterial, doença renal crônica, glomerulopatias e educação em saúde.

O reitor ocupará o cargo pela terceira vez. A primeira foi no período de 2007-2011, sendo reeleito para o período de 2011 a 2015 e agora, assume pela terceira vez para o período de 2019 a 2023. Na cerimônia de posse, ele destacou a criação do Pacto Pela UFMA, com o slogan “A UFMA que temos e a UFMA que queremos ser”, com o objetivo de elaborar uma proposta consistente, que reflita os anseios da comunidade universitária da UFMA e da comunidade em geral, quanto ao crescimento e à sustentabilidade da Universidade.

“Agradeço à comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos) pela confiança em mim depositada para conduzir a Universidade para um caminho de crescimento e expansão, por isso, vamos trabalhar diuturnamente para transformar a Universidade no que a sociedade deseja”, disse o reitor recém-empossado.

Natalino Salgado, que também atuou como diretor-geral do hospital universitário da instituição, definiu-se, no discurso, como um “servo da Universidade Federal do Maranhão”. “Em oito anos como reitor, deixei de lado uma profícua carreira como empreendedor na iniciativa privada. Fiz uma gestão acadêmica, sem viés ideológico ou partidário”, lembrou.

O professor Natalino Salgado recebeu o maior número de votos durante a Consulta Prévia realizada no dia 26 de junho deste ano, com 49,35% dos votos, tendo o resultado sido ratificado pelo Colegiado Eleitoral Especial. Nascido em 25 de julho de 1946, em Cururupu, localizada a 227 quilômetros de São Luís, o reitor possui graduação em Medicina pela própria Universidade Federal do Maranhão. Obteve seu mestrado (1987), doutorado e pós-doutorado em Medicina-Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Em sua carreira, já exerceu o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2007-2008).

O Ministro Abraham Weintraub falou da importância que a Universidade tem para o estado. “É um desafio enorme, neste momento, colocar a comunidade acadêmica alinhada em manter o investimento que é feito em prol da universidade e colocar a UFMA a altura do que o estado do Maranhão precisa, difundindo conhecimento social, cultural, econômico e científico. Acredito que há coisas boas nas universidades, diante das dificuldades, portanto, desejo boa sorte e afirmo que o MEC e o Presidente está à disposição, para ajudar nessa caminhada”, afirmou.

Além de servidores da UFMA, familiares e amigos do reitor, estiveram presentes na solenidade o senador Roberto Rocha, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, os deputados federais Aluísio Mendes, Edilásio Júnior, Eduardo Braide, Gastão Vieira, João Marcelo e Juscelino Filho, e o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Neves.

Na Cidade Universitária, o Ato de Posse ocorrerá nessa quarta-feira, 13, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.