Etapa piloto

Embrapa e parceiros públicos lançam Projeto Hortas Pedagógicas em São Luís

O lançamento será na próxima segunda-feira (19), às 13h, na sede Embrapa Cocais.

Imirante.com, com informações da Embrapa

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O evento de lançamento prossegue durante toda a semana: nos dias 20 e 21.
O evento de lançamento prossegue durante toda a semana: nos dias 20 e 21. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Embrapa, o Ministério da Cidadania e parceiros municipais e estaduais irão implantar etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão. Inicialmente, o Hortas Pedagógicas chega em duas escolas públicas municipais de São Luís: a Unidade de Educação Básica – UEB Jackson Lago, na área urbana, e a UEB Augusto Mochel, na zona rural, selecionadas devido às suas ações no âmbito da sustentabilidade ambiental, um dos pilares do projeto.

O lançamento será na próxima segunda-feira (19), das 13h às 17h, na sede Embrapa Cocais, com a realização do seminário “Hortas Pedagógicas no Contexto do Pacto Nacional para Alimentação Saudável”.

Na ocasião, haverá apresentação de pôsteres sobre experiências de sucesso em Segurança Alimentar e Nutricional em municípios do Maranhão. O evento de lançamento terá dois painéis. O primeiro vai tratar sobre ”A importância das políticas sociais para a promoção da segurança alimentar e nutricional no estado do Maranhão” e o segundo painel abordará “O papel do Projeto Hortas Pedagógicas no pacto nacional para alimentação saudável e no avanço do SISAN no Maranhão”.

O evento de lançamento prossegue durante toda a semana: nos dias 20 e 21, na escola Jackson Lago e, nos dias 22 e 23, na Augusto Mochel. Em ambas, serão realizadas oficinas sobre hortas, leitura de livros sobre o tema, seguido de atividade e desafios pedagógicos e capacitações dos profissionais de educação da escola, alunos e pais interessados em conhecimento sobre técnicas agrícolas para produção de alimentos.

No Maranhão, são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, secretarias municipais da Prefeitura de São Luís, como a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís (Seplan) e outras secretarias municipais associadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.