Dicas

Dia dos Pais: 10 orientações para não se endividar

Especialista dá dicas para quem vai presentear o pai neste domingo (11).

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade não só para celebrar, mas também para ser um marco de mudança na vida de toda a família em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros.
Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade não só para celebrar, mas também para ser um marco de mudança na vida de toda a família em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros. (Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - Neste domingo (11) é comemorado o Dia dos Pais e, para demonstrar o amor, carinho e gratidão, muitas pessoas acabam presenteando a qualquer custo, mesmo sem ter dinheiro, correndo o risco de desequilibrar suas finanças por conta dessa data comemorativa.

Segundo Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira, é importante entender que não é o valor do presente que será capaz de demonstrar os nossos sentimentos. É claro que gostamos de ver o sorriso e a satisfação deles em receber algo que tanto queriam, no entanto, é preciso que se planeje para que isso aconteça da maneira correta e não que seja sinônimo de endividamento.

Acredite, o sonho da maioria dos pais é ver os filhos bem e saudáveis, em todos os aspectos, inclusive no financeiro. E já que nem eles e nem nossos avós tiveram a oportunidade de se educar financeiramente, esse processo pode começar agora, por meio de livros, cursos e palestras sobre o tema. O Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade não só para celebrar, mas também para ser um marco de mudança na vida de toda a família em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros.

Ainda segundo o especialista, um exemplo básico de como não somos educados financeiramente é o fato de não nos programarmos, já no início do ano, para todas as datas comemorativas. Elas já são estabelecidas, só precisamos sentar, decidir o que queremos presentear em cada uma dessas ocasiões, fazer as contas, ajustar e começar a poupar. Dessa maneira, conseguimos comprar à vista e com desconto e ainda evitamos ficar pagando parcelas que se acumulam com outras, formando uma bola de neve, ou mesmo apelar para empréstimos, gastando com juros.

O especialista na área desenvolveu orientações para comprar nesse Dia dos Pais sem comprometer o orçamento financeiro:

1. Pense em um presente diferente, de preferência com um investimento baixo e que beneficiaria toda a família;
2. Certifique-se do que o pai está precisando e una o útil ao agradável. Pesquise em vários lugares antes de decidir onde irá comprar;
3. Respeite sua situação financeira para comprar um presente que caiba no seu bolso. Nessa época, o comércio faz muitas promoções, basta analisar e ver se vale a pena;
4. Junte-se com os irmãos e mãe para dividir o valor do presente;
5. Caso não tenha guardado dinheiro, procure saber quanto de prestação cabe realmente em seu orçamento mensal;
6. Se seu pai estiver endividado, ajude-o a sanar esse problema, mas dê a ele também um livro ou curso de educação financeira, para que isso não ocorra novamente;
7. Cuidado com presentes que possam ter custos agregados, como celular, animais de estimação, entre outros;
8. Convidar para almoçar/jantar em um restaurante que ele goste, ou mesmo preparar um almoço especial pode ser um presente bastante agradável;
9. Se for levá-lo para uma viagem, pesquise em diversas agências, pois o preço dos pacotes pode variar;
10. Caso não dê para comprar nenhum dos presentes que você tinha em mente, converse com o seu pai e planeje-se para poder presenteá-lo em outra ocasião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.