Enem 2019

100 dias para o Enem: veja dicas para chegar preparado no dia da prova

Para especialista, este é o momento de manter a disciplina e não deixar a saúde de lado.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Enem 2019 ocorre nos dias 3 e 10 de novembro.
Enem 2019 ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A partir desta sexta-feira (26), os estudantes terão 100 dias até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. O momento é de tensão e ansiedade. A pressão, no entanto, não pode abalar os estudos, e manter o ritmo é essencial para garantir um bom resultado.

Embora o número de pessoas desta edição do Exame tenha diminuído – 6,38 milhões de pessoas se inscreveram, o menor número desde 2011 -, a preparação não deve ser menos intensa. Cada dia deve ser aproveitado ao máximo, dúvidas precisam ser levadas a sério e um bom planejamento é essencial.

“É hora de aprofundar o conhecimento nos seus pontos fortes, correr atrás das matérias nas quais tem mais dificuldade e focar na otimização da rotina de estudos”, afirma Daniel Perry, diretor de um cursinho pré-vestibular. O especialista destaca seis dicas para o estudante não perder o ritmo e chegar no dia de prova preparado.

1. Organização e disciplina

A principal estratégia para ter um bom resultado no Exame é manter a organização e disciplina. O aluno deve criar um planejamento de estudos compatível com a sua rotina e definir muito bem seus horários. Se estiver em curso pré-vestibular, por exemplo, é essencial ter, pelo menos, mais quatro horas diárias de estudo além do tempo de aula. “Esse período deve ser voltado para a resolução de exercícios, aprofundamento em questões teóricas e leitura, consolidando o que foi visto em sala”, afirma o diretor.

2. Desafie-se com exercícios complexos

Segundo Perry, ainda dá tempo de aprender. Portanto, o estudante pode e deve dedicar seu tempo a resolução de exercícios de maior dificuldade e que exijam um conhecimento mais aprofundados de determinada disciplina. O mesmo vale para matérias em que o candidato tem dificuldade. “Nesse período, é importante que ele identifique seus pontos fracos e busque sanar as dúvidas para que futuramente possa focar apenas na revisão de conteúdos”, completa o especialista.

3. Treine redação

“Redação é treino”, afirma Perry. Para ter um bom resultado nessa parte do exame, o ideal é que o estudante faça, no mínimo, uma redação por semana. Além disso, também é válido realizar leituras mais aprofundadas sobre o que acontece no mundo de ordem política, social e cultural. Esses conteúdos podem ser cobrados nas questões, mas também podem servir de repertório para o seu texto.

4. Faça simulados

Simular as condições que serão impostas durante o Enem também é uma boa maneira de aproveitar esses próximos meses. Separe alguns domingos, pegue seu relógio e provas antigas. Nada de consultar o material ou fazer pausas muito longas. “O foco aqui é perceber o que funciona ou não para cada estudante. Ter uma percepção maior do tempo que ele efetivamente terá para cada questão, será essencial para conquistar um bom resultado”, afirma o diretor.

5. Pesquise sobre a faculdade e carreira escolhidas

É importante que o candidato entenda como funciona o curso no qual deseja ingressar em cada instituição. Dependendo da universidade, os pesos das áreas podem mudar e isso altera toda a estratégia de prova do estudante e quais temas devem receber mais atenção.

6. Cuide da saúde física e mental

Para impulsionar a rotina de estudos, é fundamental que a sua saúde esteja em dia. É importante dormir regularmente, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e hobbies. Tentar conciliar tudo isso com o planejamento fará toda a diferença no resultado do exame.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.