Pontos Quase Turísticos

Dez lugares esburacados para você conhecer em São Luís

Do Cohatrac ao São Francisco. Veja alguns dos pontos com mais buracos e problemas para trafegar na capital maranhense.

André Nadler e Paulo Pontes / Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Foto: André Nadler
Foto: André Nadler

SÃO LUÍS - Pode até estar parecendo com a Lua, mas na verdade são apenas fotos de várias vias de São Luís mesmo. Um mar de lama e crateras enormes estão tomando conta da capital maranhense e atrapalhando o cotidiano de quem precisa trafegar por esses lugares.

De áreas nobres até regiões periféricas a falta de saneamento e asfaltamento complica a vida dos motoristas, que reclamam dos prejuízos. Ruas esburacadas são verdadeiras inimigas dos motoristas, pois além do risco de acidentes, buracos e rachaduras no asfalto podem atingir diferentes partes do veículo, comprometendo seu funcionamento e desempenho. De acordo com o mecânico Osmar Dutra, seja da suspensão do seu carro até danos nos pneus ou rodas, dirigir por esses locais custa caro. "O motorista que é obrigado a colocar seu carro para atravessar vias nessas condições coloca a suspensão e os amortecedores do seu automóvel em desgaste constante. Pneus e rodas acabam tendo sua vida útil diminuída e durante o período de chuva a demanda de troca dessas peças dobra na minha oficina", explica.

A equipe do Imirante.com passou por vários bairros de São Luís e constatou um verdadeiro caos no trânsito devido aos buracos e rachaduras nas vias em cada um deles, e tudo isso foi registrado pelas lentes do jornalista André Nadler. Se você já passou pelo Cohajap e não caiu em nenhum buraco, então você não passou pelo Cohajap. O bairro é repleto de crateras com excelentes profundidades para acabar com a suspensão e balanceamento do seu carro. Já o Cohatrac, bairro conhecido pela sua grande quantidade de artistas, a maior "arte" por lá agora é driblar as crateras que habitam nas avenidas e ruas da região.

Na rua Nossa Senhora Maria de Fátima ou Jesus na causa do Parque Vitória. Está cada vez mais difícil trafegar pelo local, mas os moradores têm fé de que a situação pode mudar um dia. Para passar pelas ruas do bairro é necessário rezar para conseguir sair de lá sem sofrer grandes danos no veículo. A vitória do Parque Vitória está ficando somente no nome, pois as ruas estão uma verdadeira derrota. E claro, a Cidade Operária sem buracos não é Cidade Operária. Se você já viu uma rua da C.O sem buracos, você privilegiado, sim!

Foto: André Nadler
Foto: André Nadler

Caí no buraco e peguei prejú no meu automóvel, e agora?

Se você sofreu algum acidente ou teve algum prejuízo devido a falta de estrutura em alguma rua ou avenida, é é necessário fazer um boletim de ocorrência, tirar fotografias do local, do buraco, guardar recortes e noticiários de jornal sobre os problemas dos asfaltos da cidade; e, preferencialmente, buscar testemunhas (é importante pegar os dados dessas pessoas, inclusive o número do CPF) para te auxiliar em uma possível Ação Judicial.

Nas vias municipais, a prefeitura se torna o responsável pelo perfeito estado das vias. Veja que, se ocorrer um dano em decorrência da má conservação das vias, é dever do Poder Público (município, estado, distrito federal e União) indenizar a vítima (art. 1º, § 3º, do Código de Trânsito Brasileiro e art. 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988), já que este foi omisso em sua obrigação. Há uma certa demora na Justiça para resolver esses casos, mas é preferível demorar do que nunca receber, além de ser importante conscientizar a população de que a procura desses direitos força o poder público a ser mais responsável com seus deveres.

Manual para Sobreviver ao Ataque dos Buracos Assassinos

- Não pisar no freio sobre um buraco, o que faz 70% do peso do carro ser transferido para a frente, podendo causar danos graves à suspensão dianteira.

- Em dias de chuva, evite passar em velocidade sobre poças d'água, que costumam esconder verdadeiras crateras.

- A calibragem dos pneus deve ser feita semanalmente e logo depois do carro sair da garagem, quando ainda estão frios. Lembre-se que pneus vazios facilitam a formação de bolhas e rasgos.

- Pressionar com força os cantos da carroceria para testar os amortecedores. Se o carro oscilar mais de uma vez e meia, vale verificar a necessidade de substituí-los (sempre aos pares).

- Verificar se as molas estão desgastadas entre os elos, sinal de desgaste excessivo.

- Substituir as molas a cada 50 mil quilômetros.

- Fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil quilômetros, ou se as rodas e a suspensão foram danificadas por batidas e riscos profundos.

Foto: André Nadler
Foto: André Nadler

O Imirante.com procurou a Prefeitura de São Luís para saber quais medidas estão sendo tomadas para reduzir os buracos, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos nenhuma resposta sobre o caso. Enquanto isso, o cidadão ludovicense pode ir curtindo abaixo as fotos de alguns dos lugares mais esburacados que encontramos e também enviar sua foto para o e-mail imirante@mirante.com.br a foto da sua rua ou avenida que estiver tão esburacada quanto as que registramos por aqui. E como diria o cantor Chico Science: "Da lama ao caos, do caos a lama, o homem roubado nunca se engana!". Veja o álbum de fotos dessa matéria:

Dez lugares esburacados para você conhecer em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.