Luto

Morre, aos 88 anos, médica pioneira da Reumatologia do Maranhão

Elizia Fernandes Lima deixa importante legado na Medicina maranhense.
Imirante.com28/02/2019 às 09h48
Morre, aos 88 anos, médica pioneira da Reumatologia do MaranhãoElizia Fernandes Lima morreu aos 88 anos. (Foto: Arquivo)

SÃO LUÍS - Morreu na madrugada de hoje (28) a médica e professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Elizia Fernandes Lima, de 88 anos.

A família não divulgou a causa da morte. A médica Elizia Fernandes foi a primeira reumatologista do Maranhão e professora da primeira turma de Medicina do Estado.

Ela também foi a primeira médica maranhense a ingressar na Sociedade Brasileira de Reumatologia, ocupando a cadeira número 4.

Em 1965, a médica Elizia foi pioneira no serviço de Fisioterapia no Estado. Ela também promoveu a primeira Jornada Maranhense de Reumatologia e criou o Grupo de Pacientes Reumáticos do Maranhão (Gruparma), além de fundar a Sociedade Maranhense de Osteoporose.

Em 2007, a médica recebeu homenagem durante o jubileu de ouro do curso de Medicina da UFMA. Em 2018, foi homenageada por empresas da área de saúde na noite da Medicina maranhense, que premiou 11 médicos de diversas especialidades que são referências na prática médica.

O corpo de Elizia Fernandes Lima está sendo velado na Pax União da Rua Grande, sala 4, e o enterro será às 16h no Cemitério do Gavião, na Madre Deus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.