Prevenção da raiva

Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta sexta-feira (8) em São Luís

A meta é imunizar 160 mil animais em toda a capital maranhense.
Imirante.com / com informações da assessoria08/02/2019 às 07h49
Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta sexta-feira (8) em São LuísO último caso de raiva foi registrado em São Luís foi no ano de 2013. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Se inicia nesta sexta-feira (8), a Campanha de Vacinação Antirrábica, que vai imunizar cães e gatos contra a raiva. Ação da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai começar no distrito Centro e será realizada todas as sextas-feiras e sábados, com um efetivo de mais de 200 técnicos que vão vacinar de casa em casa, até o mês de abril. A meta é imunizar 160 mil animais em toda a capital maranhense.

O coordenador da Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVZ), João Batista Pires, diz que apenas cães e gatos com idades a partir de três meses podem receber a vacina antirrábica, e a única restrição é para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação. Ele pede a colaboração da população. "É importante que durante a vacinação o animal seja conduzido por um adulto; e pedimos também que o dono da casa verifique a identificação do agente vacinador antes de permitir a entrada", orienta João Batista.

O último caso de raiva foi registrado em São Luís foi no ano de 2013. A doença é uma infecção viral aguda, transmitida para seres humanos a partir da mordida, lambida ou ferida causada por animais infectados. A doença é considerada fatal, com índice de letalidade de aproximadamente 100%. Entre os sintomas da doença no animal estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.