Superlotação

UTI Neonatal do Materno Infantil está sem receber novos pacientes

O HUUFMA afirma que a medida é temporária e visa “preservar a qualidade no serviço prestado".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
O Materno Infantil pertence ao Hospital Universitário Presidente Dutra. / Foto: Divulgação.
O Materno Infantil pertence ao Hospital Universitário Presidente Dutra. / Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS – Desde a última quarta-feira (30), que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Materno Infantil, unidade integrada ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), está sem receber novas parturientes e recém-nascidos.

Leia também:

Centenas de funcionários são demitidos do Hospital Geral de Matões

Após demissões no Hospital de Matões, população interdita BR-135

Sem recursos, Maternidade Maria do Amparo suspende serviços

Segundo nota divulgada pelo HUUFMA, nesta sexta-feira (1º), a suspensão na admissão de novos pacientes na UTI Neonatal do Materno Infantil se deu devido à superlotação. O hospital afirma, ainda, que a medida é temporária e visa “preservar a qualidade no serviço prestado e não comprometer a assistência aos recém-nascidos internados”.

O comunicado foi feito no dia 30 de janeiro de 2019. / Foto: Divulgação.
O comunicado foi feito no dia 30 de janeiro de 2019. / Foto: Divulgação.

Veja, na íntegra, a nota envia pelo HUUFMA à imprensa.

O Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Rede Ebserh, esclarece que comunicou ao gestor municipal a sua incapacidade momentânea de prestar novos atendimentos de terapia intensiva aos recém-nascidos, em virtude da superlotação da UTI Neonatal da Unidade Materno Infantil.

A medida é temporária e se faz urgente diante da necessidade de preservar a qualidade no serviço prestado e não comprometer a assistência aos recém-nascidos internados.

Este hospital de ensino vem recebendo de forma ampliada e crescente, pacientes oriundos de toda a rede, incluindo o interior do estado e rede privada. Situação esta que está extrapolando em muito o limite de admissão na Unidade.

Esclarecemos que assim que a situação emergencial for restabelecida os serviços de atendimento seguirão o fluxo normal/diário.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.