Imposto

IPTU: é melhor pagar à vista ou parcelado?

Educador financeiro mostra vantagens e desvantagens do pagamento a vista e a prazo.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Os brasileiros que não se planejaram com antecedência tendem a ficar “no sufoco” agora no inicio do ano, com as diversas despesas típicas de janeiro. Por isso é importante se organizar para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) à vista ou a prazo, respeitando o padrão de vida atual. Lembrando que o prazo para pagamento à vista com desconto está chegando ao fim na maioria das cidades brasileiras.

Leia também: São Luís ocupa 5º lugar no ranking das maiores arrecadações de IPTU do Nordeste

Antes de pensar na forma de pagamento, é preciso conhecer e respeitar a situação financeira em que se encontra atualmente: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda opção, dificilmente conseguirá fazer o pagamento à vista, restando o caminho do parcelamento.

Lembrando que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra forma de crédito, pois isso apenas levaria mais facilmente ao descontrole financeiro, possivelmente transformando a situação em uma bola de neve, considerando os altíssimos juros cobrados.

Agora, caso a situação financeira esteja mais confortável, sendo investidor, recomendo, sem dúvida nenhuma, que o pagamento seja feito à vista, já que obterá 4% de desconto, em média. Para tanto, é preciso se informar sobre os prazos estabelecidos em sua região.

Entretanto, muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos, por isso é importante ficar atento aos compromissos futuros. De que adianta conseguir desconto e pagar à vista e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras despesas do mês?

O IPTU, assim como o IPVA e a compra do material escolar, é uma despesa típica de janeiro, portanto é importante que faça parte do planejamento financeiro, evitando o descontrole logo no inicio do ano. Além disso, é válido criar e manter uma reserva financeira para momentos como estes, garantindo maior tranquilidade e segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.