Meio Ambiente

Mais de 90 mil toneladas de lixo são recolhidas em São Luís

Por dia, são recolhidos em média, 300 toneladas de lixo jogados indevidamente nas ruas da cidade.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
(Lixo)

A Prefeitura de São Luís já recolheu este ano mais de 94 mil toneladas de resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas da cidade. O serviço está sendo intensificado durante o período chuvoso porque o descarte inadequado do lixo é um dos fatores para o entupimento de bueiros, o que provoca acúmulo de água em alguns pontos da cidade. Para evitar transtornos, a população deve descartar o lixo domiciliar corretamente e encaminhar os recicláveis para um dos 11 Ecopontos.

Por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, a gestão municipal faz ações de remoções em pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pela cidade. Este recolhimento é feito por meio dos serviços de remoção manual e mecanizada, que ocorrem de segunda à sábado, das 7h às 23h, para garantir a limpeza desses locais. Por meio das remoções são eliminados pontos de descarte irregular, conhecidos popularmente como "lixões" na cidade.

Somente em dezembro já receberam os serviços de remoção manual ou mecanizada os bairros Anil, Liberdade, Camboa, Itapiracó, Ilhinha, São Francisco, Areinha, Cidade Olímpica, Centro, Cohaserma, Altos do Calhau, Turu, Chácara Brasil, Renascença, Cohab, Anjo da Guarda entre outros. Diariamente também são feitas ações de remoção na faixa de areia das praias da cidade para recolher o lixo descartado indevidamente na orla da cidade.

Por dia, são recolhidos em média, 300 toneladas de lixo jogados indevidamente nas ruas da cidade. Entretanto, segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o volume de recolhimento poderia ser maior. "Nem todo o lixo que é produzido em São Luís é recolhido porque muita coisa acaba se perdendo por causa dos descartes irregulares, apesar de termos ações diárias para coibir essa prática e coletar o que é decorrente dela. Esta perda ocorre porque muitos resíduos acabam indo parar nos rios da cidade e levados pela correnteza, impossibilitando seu recolhimento", disse.

Remoções

O lixo descartado de forma irregular, em São Luís, é gerado em reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos que normalmente são descartados nas vias públicas, além de recicláveis como papel, plástico e vidro. Há ainda o descarte ilegal feitos por empresas dos mais diversos setores que descarregam seus resíduos nos pontos de descarte irregular quando o correto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal Nº 12.305/2015), seria que elas tivessem um plano de gerenciamento dos resíduos por eles produzidos.

Geralmente os locais usados para o descarte irregular de resíduos são terrenos baldios muitos deles particulares onde o proprietário não cuida da limpeza, poda e capina. Estes locais acabam sendo usados pela população para o descarte indevido do lixo doméstico bem como para o depósito de restos de construção civil, poda e capina domiciliar, móveis e eletrodomésticos sem serventia.

Problemas

O descarte irregular de resíduos sólidos pode causar uma série de problemas que podem ser potencializados no período chuvoso, pois o lixo jogado irregularmente na rua vai para as bocas de lobo, de onde seguem para as galerias de águas pluviais, canais rios da cidade. Isso afeta a rede de drenagem, pois diminui a vazão das galerias de águas das chuvas, provocando alagamentos pela cidade.

Com isso, a água pode invadir as casas, causando prejuízos materiais como a perda de móveis e eletrodomésticos e até mesmo danos na estrutura. Esses alagamentos provocam ainda problemas de locomoção por toda a cidade e ainda causa a degradação do asfalto das ruas e avenidas da capital.

O lixo pode ainda contaminar a água das chuvas, provocando a proliferação de doenças porque atrai animais como moscas, ratos, baratas e facilita a reprodução de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zika e a febre amarela. O descarte irregular causa também problemas ambientais e prejudica o paisagismo urbano, pois cria "lixões" dentro dos bairros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.