Diabetes Azul

Campanha de informações e serviços acontece em São Luís

O jornal O Estado do Maranhão promove 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes - uma campanha com serviços e informações sobre a doença.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
O evento vai acontecer das 10h às 22h, no São Luís Shopping, e vai contar com a participação de multiespecialidades médicas.
O evento vai acontecer das 10h às 22h, no São Luís Shopping, e vai contar com a participação de multiespecialidades médicas. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O jornal O Estado do Maranhão promove 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes - uma campanha com serviços e informações sobre a doença. O evento vai acontecer das 10h às 22h, no São Luís Shopping, e vai contar com a participação de multiespecialidades médicas que contribuem para a prevenção e tratamento da diabetes. Entre as especialidades presentes, oferecendo pré-consultas, estarão: Endocrinologia, Oftalmologia, Dermatologia e Odontologia. O público visitante terá acesso gratuitamente a exames de “ fundo de olho”, teste de glicemia, e muito mais.

Sobre diabetes:

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Número da diabetes no Brasil:

Nos últimos 11 anos, o número de homens com diabetes cresceu em 54% no Brasil, enquanto o percentual de mulheres aumentou apenas 28,5% no mesmo período. Os dados do Ministério da Saúde apontam ainda, que o indicador de diabetes é maior entre aqueles que frequentaram a escola por até oito anos (14,8%), e que aumenta com a idade, especialmente em idosos com mais de 65 anos (24%).

Entre as capitais brasileiras, a parcela masculina da população de Boa Vista (9%), Belo Horizonte (8,6%) e Porto Alegre (8,3%) detém os maiores índices de diabetes, enquanto a de Palmas (3,7%), Cuiabá (4,2%) e Teresina (4,6%), os menores. Já a população feminina de Vitória (10,3%), Rio de Janeiro (10,3%) e Recife (8,8%) apresenta maior número de diagnósticos da doença, e as de Palmas (5,1%), Macapá (5,2%) e Florianópolis (5,6%) o menor. De 2010 e 2016, mais de 400 mil mortes foram causadas pelo diabetes no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.