São Luís

Estandes sustentáveis dão exemplo na 5ª edição do Semana da Sustentabilidade

O pátio de eventos do Shopping da Ilha recebeu o evento de sustentabilidade da TV Mirante, que vai de 1 a 4 de novembro.
Imirante.com01/11/2018 às 17h36
Foto: Lucas Vieira/Imirante.com

SÃO LUÍS - Não faria sentido estar em um evento que fala sobre sustentabilidade se a matéria-prima que faz o evento estar, literalmente, de pé fosse não-sustentável. Ainda mais em um evento que chega na 5ª edição com o tema “Conhecer para Conscientizar”. Por isso, os parceiros da Semana da Sustentabilidade fizeram bonito e montaram estandes interativos, sustentáveis e personalizados para o evento.

"A proposta da Vale nesse evento foi mostrar um pouco do que fazemos, de como a atividade de mineração é essencial para nossas vidas hoje e também apresentar as iniciativas sustentáveis da Vale - tanto na preservação de áreas como a Floresta Nacional de Carajás, como o Parque Botânico de São Luís, quanto no incentivo do desenvolvimento sustentável", explica o supervisor de meio ambiente da Vale no Maranhão, Evaldo Silva, sobre o estande da mineradora que faz exposições e usa a realidade virtual para interagir com quem passa na feira.

A semana de sustentabilidade é um projeto assinado pela TV Mirante e tem como parceiros: Vale, Omega Energia, São Luís Engenharia Ambiental, Alumar e o apoio do Shopping da Ilha, onde está sendo realizado o evento.

Entre os estandes que mais chamam atenção do público está o da Alumar, que trouxe maquetes e atividades interativas. "A gente está trabalhando a questão da reciclagem, da preservação, de como é importante não poluir e de trazer exemplos de pessoas que geram renda a partir do meio ambiente. Nesse sentido, a gente tem o exemplo de mulheres que usam a fibra de buriti para fazer lindas bolsas. Além disso, temos jogos e atividades que estamos fazendo ao longo do evento", explicou Francisca Fontes, analista de relações comunitárias na Alumar.

Foto: Lucas Vieira/Imirante.com

Conceito/Ambientação

A ambientação será feita, em sua maioria, com o uso de materiais que impactam menos o meio ambiente, utilizando-os também para evidenciar o conceito de reaproveitamento e conhecimento sustentável. As paredes que delimitam cada um dos quatro stands serão feitas de pallets com suporte para plantas naturais e sinalizadas com as “6 perguntas” dispostas de forma que despertem o interesse do público para o consumo consciente. O material da sinalização será reaproveitado de outros eventos já produzidos pelo Grupo Mirante, mas transformado através de uma releitura do artista contemporâneo Gil Leros, por meio de “grafite”. Na entrada do evento teremos um “caminho” com as respostas das perguntas sobre o consumo consciente com o intuito de causar um pensamento sobre como uma atitude individual pode ajudar a diminuir o impacto negativo no meio ambiente.

Oficinas

As oficinas serão oferecidas pelos parceiros, e vão desde o reaproveitamento de alimentos e materiais descartados no cotidiano, como: cds, jornais, lâmpadas e rolo papel filme, ao consumo consciente de produtos do dia a dia.

Palestras Principais:

Dia 1/11 – Palestra em caráter de bate-papo com o diretor executivo da Envolverde - Dal Marcondes – sob o tema central “Energia e economia”

Dia 4/11– Palestra em caráter de bate-papo sob o tema central “MODA”
com pessoas do meio.

Horário de Funcionamento: Das 14 às 22 horas, dos dias 1º a 4 de novembro.

Parceiros: Vale, Omega Energia, São Luís Engenharia Ambiental, Alumar e Shopping da Ilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.