Reconhecimento

Após intercâmbio, estudantes maranhenses recebem prêmio em evento internacional

Estudantes são do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais.

Imirante.com / com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Estudantes maranhenses durante estágio no Canadá.
Estudantes maranhenses durante estágio no Canadá. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) são premiados, após realizar intercâmbio em uma das instituições de ensino superior mais conceituadas e consideradas a melhor universidade do Canadá, que é a MCGill University.

O intercâmbio foi feito por dois estudantes do curso de mestrado em Engenharia de Materiais do IFMA, e teve a supervisão do engenheiro metalúrgico, professor doutor e pesquisador na área de Metalurgia Física, John Joseph Jonas, além da assistência do professor do IFMA, Samuel Filgueiras Rodrigues, doutorando na McGill University, sob orientação do Professor John J. Jonas. A experiência da viagem e os projetos do mestrado em andamento somado aos trabalhos do grupo de pesquisa do IFMA para participação em eventos científicos resultaram na elaboração e submissão do trabalho no congresso ABM WEEK 2017, pelos estudantes Henry Barros Palhano e Sebastião Raimundo de Jesus Belém Leitão Filho.

Outra importante conquista foi o certificado “Prêmio Fundamentos 2018”, dado ao aluno Sebastião Raimundo de Jesus Belém Leitão Filho pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração no ABM Week 2018, realizado entre os dias 2 e 4 de outubro em São Paulo. Sebastião foi convidado pela organização do evento para a solenidade de encerramento e entrega do certificado no dia 4 de outubro às 14h. Na ocasião, foi conferido o prêmio pela organização ao aluno e, por ser um dos autores do artigo, representou ainda o grupo de pesquisa em Processamento Termomecânico do IFMA, que tem desenvolvido pesquisas relevantes, coordenado pelo professor Gedeon Silva Reis.

O trabalho do grupo de pesquisa premiado, intitulado “Amaciamento Estático do Aço Inoxidável Austenítico Alto Nitrogênio ASTM F-1586”, foi classificado como a melhor contribuição apresentada no 72º Congresso Anual da ABM – Internacional durante a ABM Week 2017. Sebastião relatou a importância do prêmio para a sua vida acadêmica e profissional, assim como para o IFMA, uma vez que “o evento é de porte internacional e coloca a cidade de São Luís do Maranhão, representada pelo IFMA, em destaque na área de pesquisa e desenvolvimento a nível nacional/internacional com impacto na sociedade acadêmica, instituições, empresas e órgãos governamentais presentes na solenidade”, comentou o aluno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.