Em São Luís

Estudantes com deficiência terão transporte adequado

Os alunos beneficiados estão matriculados na Escola Municipal Duque de Caxias.

Divulgação/CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16

SÃO LUÍS - O município de São Luís deverá realizar, a partir desta quinta-feira (4), o transporte adequado de estudantes com deficiência física e/ou mental da Escola Municipal Duque de Caxias, situada no bairro João Paulo. Durante audiência de conciliação realizada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital, sob a titularidade do juiz Douglas de Melo Martins, representantes do município se comprometeram a disponibilizar o transporte com cuidadores especializados na modalidade porta a porta para todos os alunos com deficiência intelectual, mental ou múltipla, matriculados na unidade de ensino.

A audiência ocorreu em Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública Estadual (DPE), que solicitou à Justiça a determinação para que o município de São Luís forneça o transporte escolar adequado para todos os alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, provido de ônibus adaptado, com cuidadores especializados.

Nesta primeira audiência, o representante da Secretaria Municipal de Educação, Antonio Carlos Mendes Rodrigues, informou que o município já disponibiliza um ônibus adaptado, com dois cuidadores; mas se comprometeu a estabelecer uma nova rota que contemple os alunos a partir desta quinta-feira (4).

O juiz Douglas Martins ressaltou que já designou uma nova audiência para o próximo dia 23, onde deverá ocorrer a assinatura de um Acordo, já sinalizado pelo representante do município. “Nesta próxima audiência avaliaremos as medidas já tomadas, e a assinatura de possível acordo judicial para a resolução definitiva do problema”, frisou o magistrado.

Participaram da audiência a promotora de Justiça Theresa de la Iglesia; o defensor público Cosmo Sobral; e o procurador do município de São Luís Lúcio Flávio Brandão. Estavam presentes também as mães dos alunos e os estudantes que necessitam da assistência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.