Mobilização

Dia Mundial da Limpeza irá mobilizar a população sobre cuidados com as praias de São Luís

Ação acontecerá no dia 15, das 8h às 10h, na faixa de areia ao longo da avenida Litorânea.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Por dia, cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET são recolhidas da faixa de areia.
Por dia, cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET são recolhidas da faixa de areia. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O terceiro sábado de setembro é conhecido como Dia Mundial da Limpeza e em diversas cidades do mundo a data é marcada por uma grande ação de limpeza nas praias. Este ano a ação será no dia 15 e em São Luís a Prefeitura fará uma campanha em prol da preservação das praias da cidade para conscientizar a população da cidade sobre os prejuízos ao meio ambiente marinho decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos na areia. A ação acontecerá no dia 15, das 8h às 10h, na faixa de areia ao longo da avenida Litorânea.

Atualmente, o plástico é o grande vilão do meio ambiente costeiro. Toneladas de garrafas e embalagens, que são empurradas pelas correntes marítimas e formam um amontoado em outras áreas de maré, causando prejuízos à população local, ao meio ambiente, à atividade pesqueira, à navegação, à atividade turística entre tantos outros problemas.

Por dia, cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET são recolhidas da faixa de areia. A avenida Litorânea foi escolhida como ponto central da atividade por ser uma área com grande fluxo de pessoas nos finais de semana. Por ser um dos trechos mais urbanizados da orla de São Luís, com hotéis, bares e ser um espaço usado não apenas para atividades de lazer, mas também para a prática diária de atividades físicas, a geração de resíduos na área é elevada e os impactos do descarte irregular pode causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde de quem frequenta o espaço constantemente.

A ação será coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Segundo a presidente do órgão, Carolina Moraes Estrela, o objetivo é realizar uma ação cívica, de integração social, mobilizando a população de São Luís a cuidar das praias da cidade. “O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Prefeitura, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações”, destaca.

Ação na avenida Litorânea

A ação terá início às 8h, no trecho do prolongamento da avenida Litorânea, e envolverá estudantes da rede pública municipal de São Luís e voluntários da sociedade civil. Durante a manhã do dia 15, será feita uma ação de catação dos resíduos que estiverem na faixa de areia do prolongamento ao Parquinho.

O Cidadão Limpeza Cidade Beleza irá conversar com quem estiver na praia neste dia, dando dicas sobre os cuidados com o meio ambiente que precisam ser tomados ao frequentar a praia e como fazer o descarte correto do lixo para evitar que ele polua o litoral. Um lixômetro será instalado no parquinho para chamar a atenção das pessoas sobre a quantidade de lixo descartado irregularmente. Ao final, tudo que for recolhido pelos estudantes e voluntários será separado por tipo e pesado.

O intuito do movimento é a promoção da mobilização social, aproximando toda a cidade no debate do descarte irregular dos resíduos, propondo através de sugestões e ações firmadas, melhorias nas políticas públicas voltadas aos resíduos sólidos e nas soluções de limpeza para a cidade.

Carolina Moraes Estrela destaca que é importante que cada cidadão seja responsável pelo lixo que gera. “Sempre que nos programamos para ir à praia fazemos o levantamento dos itens que vamos precisar como bonés, óculos de sol, filtro solar. Outra preocupação importante é o que faremos que o lixo que vamos gerar. O importante é que sejamos responsáveis pelo próprio descarte adequado desse lixo, para que não contaminemos a areia e muito menos a água do mar”, destaca Carolina Moraes Estrela.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve início na Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Algumas cidades brasileiras já realizam essa ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para 2018, o movimento está mobilizando o maior número de cidades possíveis no Brasil. Já são 160 cidades confirmadas e a meta é que 5% da população mundial participe, portanto, no Brasil, pretende-se reunir aproximadamente 10 milhões de voluntários entre os quais a população de São Luís.

PROGRAMAÇÃO

7h30 – concentração

Ponto de encontro: Prolongamento da Avenida Litorânea

8h – largada no prolongamento da Avenida Litorânea

10h – chegada no Parquinho da Avenida Litorânea

Bate-papo com o Cidadão Limpeza Cidade Beleza

Lixômetro

Separação e pesagem dos resíduos

Palco com atração cultural

Distribuição de água, luvas e sacos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.