Dia D de vacinação

São Luís conta com mais de 60 postos de vacinação contra sarampo e poliomielite

Ação ocorre da 8h às 12h e vai imunizar as crianças nas idades determinadas pela campanha.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Crianças de um ano até menores de cinco anos são o público-alvo.
Crianças de um ano até menores de cinco anos são o público-alvo. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - É neste sábado (4) o Dia D Municipal de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, com ações que objetivam proteger a população contra as doenças. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% de 61.700 crianças pertencentes ao grupo prioritário na capital. Um total de 63 postos estarão abertos neste sábado para vacinação. Crianças de um ano até menores de cinco anos são o público-alvo.

Ainda como parte da estratégia para garantir uma maior cobertura, a campanha em São Luís foi iniciada dia 23 de julho, 15 dias antes do início da mobilização nacional definida pelo Ministério da Saúde que começa somente na segunda-feira (6). Com a iniciativa da antecipação a Secretaria Municipal de Saúde já contabiliza resultados positivos ao atingir, nos 10 primeiros dias de vacinação, um percentual de cobertura perto de 13%. A expectativa é que um número representativo de pessoas compareçam aos postos de vacinação neste sábado levando os filhos para tomar as doses.

Em São Luís, a ação ocorre das 8h às 12h, para imunizar as crianças nas idades determinadas pela campanha e, também, pessoas com idades até 49 anos, que poderão se vacinar contra o sarampo.

Com o Dia D Municipal de Vacinação a população da capital irá contar com dois dias de culminância da ação, uma vez que a prefeitura também irá seguir o calendário nacional e promover no dia 18 o Dia D Nacional de Vacinação.

Além disso, outras estratégias também serão realizadas visando à massificação da imunização aos grupos prioritários. Entre estas está a vacinação de crianças diretamente nas creches e escolas da rede municipal de ensino, a partir de segunda-feira (6), quando os alunos retornam às aulas para o segundo semestre letivo.

Mesmo atingindo a meta da campanha, a Prefeitura continua com a vacinação contra a Influenza disponível nos postos de saúde do município, para que 100% do público-alvo possa se proteger da gripe, em especial crianças, que tiveram a idade limite estendida de cinco para até nove anos. Os idosos também tiveram a idade alterada. Antes podiam se vacinar idosos a partir de 60 anos, agora podem ser imunizadas pessoas a partir dos 50 anos de idade.

Imunização

O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

O vírus influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.