Câncer

Autoexame ajuda no diagnóstico precoce do câncer de boca

No Brasil, 70% desses tipos de câncer são descobertos em estágios avançados da doença.
Imirante.com, com informações da Assessoria27/07/2018 às 08h22
Autoexame ajuda no diagnóstico precoce do câncer de bocaDentre os cânceres mais comuns de cabeça e pescoço no Brasil está o câncer de boca. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Hoje (27) é o dia mundial de luta contra o câncer de cabeça e pescoço. Segundo dados do Inca, no Brasil, 70% desses tipos de câncer somente são descobertos em estágios avançados da doença. Dentre os cânceres mais comuns de cabeça e pescoço no Brasil está o câncer da cavidade oral (boca).

Nas fases iniciais os tumores podem ser assintomáticos, porém na medida que vão se desenvolvendo os sintomas podem aparecer como feridas ou nódulos que não cicatrizam e, ainda, dor de garganta persistente e alterações na voz.

“Assim como no câncer de mama, o autoexame é fundamental para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para maiores chances de cura e melhor prognóstico”, afirma a dentista Mariana Figueiredo. Ela ainda informa sobre o que observar no autoexame.

O que procurar no autoexame:

- Mudanças na aparência dos lábios
- Endurecimento, inchaços, feridas
- Áreas dormentes
- Mudança de coloração
- Áreas irritadas abaixo das próteses
- Feridas que não cicatrizam por mais de duas semanas.

Mediante qualquer uma dessas ou outras anormalidades, o paciente deve procurar um dentista especializado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.