Qualificação

Ensino à distância atrai cada vez mais estudantes sem tanto tempo

Aluno pode fazer uma parte do curso de forma presencial e a outra, on-line, na modalidade flex.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Chamado EaD – Ensino à Distância já é uma alternativa frequente.
Chamado EaD – Ensino à Distância já é uma alternativa frequente. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, ter um curso superior é condição fundamental para fazer a diferença na hora de buscar uma oportunidade. Mas e o que fazer quando a rotina não permite um horário fixo para se dedicar aos estudos? Pensando nisso, instituições de ensino superior têm, cada vez mais, buscado alternativas para atender a essa demanda crescente. O chamado EaD – Ensino à Distância, por exemplo, já é uma alternativa frequente para quem deseja começar a graduação ou experimentar uma nova profissão.

Foi o caso da Márcia Penha, que fez uma graduação presencial e agora, na segunda, não conseguiu conciliar os horários de estudo e trabalho. Assim, ela escolheu o método EaD. “Precisava adaptar os estudos ao novo ritmo do meu dia a dia. Cuidando de casa e do trabalho, não consegui voltar à sala de aula tradicional, como no meu primeiro curso superior. Então, depois de
avaliar bastante, decidi pelas aulas online e tenho ficado bastante satisfeita", garante a jornalista.

Mas não adianta embarcar em um curso superior a distância se não houver algo básico e fundamental: disciplina. Por isso, as faculdades investem em uma nova modalidade de ensino, chamada de "flex", em que o aluno pode fazer uma parte do curso de forma presencial e a outra, on-line. "As pessoas estão se ocupando de diversas maneiras, e, por isso, é fundamental que nós também estejamos preparados para receber quem quer estudar e não tem disponibilidade de horário fixo. Ou quem necessita das aulas presenciais por causa do fator ‘disciplina’. Nessa nova modalidade, o aluno faz 3/5 do curso à distância e 2/5 de forma presencial", explicou Geraldo Siqueira, que dirige uma faculdade de São Luís.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, em dois anos, a Educação à Distância cresceu mais de 20% no país nos últimos 2 anos. O aumento se dá, principalmente, pela maleabilidade e, também, por causa do conforto e dos preços mais atrativos. Isso sem falar na superação do estigma e dos preconceitos. "Antes, havia um receio sobre Ensino à Distância, afinal, era novidade para todos. Mas é importante reforçar que a certificação do diploma tem a mesma importância, o mesmo peso, que a do ensino tradicional, presencial", enfatizou Siqueira.

Na modalidade Flex, assim como na EaD, os cursos disponibilizam aulas gravadas, facilitando a vida do aluno, que pode repetir o conteúdo quantas vezes quiser. Além disso, o estudante pode contar com aulas on-line e ferramentas como o "converse com seu tutor", promovendo uma interação segura e rápida com a instituição. Na prática, esses novos modelos de ensino flexíveis vêm para ajudar a dar oportunidade a quem precisa se qualificar e não pode abrir mão das atividades diárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.