Mercado de trabalho

Você sabe como desenvolver o autoconhecimento?

Conheça sua singularidade para avançar nas áreas pessoal e profissional.
*Manoel França, especial para o Imirante.com28/05/2018 às 14h40
Você sabe como desenvolver o autoconhecimento?Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - Você já ficou em dúvida se teria ou não habilidade para realizar determinado trabalho? E ficar pensando se deveria fazer um determinado curso que estão lhe indicando ou outro que lhe parece mais interessante, já aconteceu? É possível que você já tenha se perguntado “O que combina mais comigo?” ou “Qual dos caminhos devo seguir para ter melhores resultados?”.


Essas são questões importantes. Mas como respondê-las, adequadamente? O aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo”, atribuído a Tales de Mileto, nos faz pensar sobre a importância do autoconhecimento. Lembrando de momentos de indecisão, que acabam dificultando nossa caminhada pessoal ou profissional, podemos perceber que conhecer nossos talentos e as características que nos fazem singulares, é fundamental para que consigamos
avançar.


O autoconhecimento pode ser trabalhado de várias formas, com a utilização de várias ferramentas. Mas comece refletindo: “Quais são as minhas habilidades?”; “O que tenho dificuldade em fazer?”; “Onde eu quero chegar, e por quê?”. Perguntas como essas podem ajudar você a ter mais clareza sobre si. Nossas decisões ficam mais rápidas e consistentes quando temos clareza sobre nossos talentos e quando sabemos como eles podem contribuir
com outras pessoas. Lembre-se que um ponto essencial é saber o que fará você sentir realização. Com o autoconhecimento você conhecerá sua singularidade, e isso fará toda a diferença, pessoal e profissionalmente. Conheça e desenvolva sua singularidade!

Manoel França é sócio fundador e Diretor de Talentos do Grupo Ultra Business. Administrador, MBA Executivo em Consultoria e Planejamento Empresarial, consultor empresarial, mentor e palestrante.

*Manoel França, palestrante, administrador e empreendedor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.