Mercado de trabalho

Saiba como os pensamentos podem influenciar sua carreira

Sua mentalidade pode ajudar ou atrapalhar no alcance de objetivos.

*Manoel França, especial para o Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Acredite, sua mentalidade pode lhe ajudar ou lhe atrapalhar.
Acredite, sua mentalidade pode lhe ajudar ou lhe atrapalhar. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Em algum momento de sua vida você parou e ficou pensado algo como: “Será que eu tenho habilidade para realizar esta tarefa?” ou “Será que eu vou conseguir fazer isto?”. Pensamentos assim muitas vezes surgem sem que estejamos esperando ou mesmo querendo. Outras vezes, acreditamos que tudo dará certo e dizemos algo como: “A responsabilidade é minha e sei que irei conseguir superar este desafio”. E o que tem de diferente entre esses dois tipos de pensamentos? A mentalidade da pessoa.

Vamos chamar de mentalidade a forma como a pessoa pensa e como ela vê e interage com ela própria e com o mundo. Acredite, sua mentalidade pode lhe ajudar ou lhe atrapalhar. Nesse contexto, devemos considerar o fato de que somos singulares, ou seja, cada pessoa tem sua forma própria de pensar e agir. Essa singularidade está ligada a fatores biológicos e culturais. Assim, cada pessoa interage com o mundo, e com ela própria, influenciada por sua história de vida e sua genética. Então, você pode pensar: “Mas se eu quiser mudar minha mentalidade, o que devo fazer?”.

Para que tenhamos uma mentalidade de sucesso, podemos trabalhar diversos aspectos. Alguns deles são: o autoconhecimento, pois é importante saber quais são nossos talentos, potencialidades e dificuldades; a autorresponsabilidade, pois precisamos ter clareza de que somos responsáveis por nossos próprios resultados; e a autodisciplina, pois com ela conseguiremos caminhar com o foco no que queremos. E lembre-se: com uma mentalidade de sucesso você alcançará mais rápido seus objetivos.

*Manoel França, palestrante, administrador e empreendedor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.