Programação

16ª Semana Nacional de Museus é aberta hoje no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Este ano mais de 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais.

Na Mira / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
O Museu conta com acervo e exposição permanente sobre a religiosidade africana no Maranhão.
O Museu conta com acervo e exposição permanente sobre a religiosidade africana no Maranhão. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF)/ Museu Casa da FÉsta, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, localizado na Rua do Giz 221, inicia na tarde desta sexta-feira (11), a ‘16ª Semana Nacional de Museus’ com a roda de conversa “As religiões afro-maranhense no museu”.

A ação é uma realização do projeto ‘Acervo em museu etnográfico e popular do Maranhão: a memória das minorias na promoção de uma sociedade democrática’, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema), projeto desenvolvido no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho/Museu Casa da FÉsta, o Museu conta com acervo e exposição permanente sobre a religiosidade africana no Maranhão.

O objetivo será reunir lideres de terreiros e todos aqueles que têm interesse nas religiões afro-maranhenses, afim de discutir a representação dessas religiões no contexto do museu, buscando a melhorias na sua curadoria, levando informações e narrativas sobre as peças expostas na pretensão de saber até que ponto, cada uma delas, ou seu contexto está representando os terreiros de forma satisfatória.

O professor do Departamento de Ciências Sociais da Uema e também mediador do diálogo, Greilson José de Lima, realizou entre os anos de 2014/16 uma pesquisa, onde observou algumas falhas no museu etnográfico CCPDVF, como peças mal conservadas, ausência de informações e concluiu que o órgão não estava cumprindo o seu papel de esclarecimento e função educativa.

“Percebemos que havia uma falta de comunicação entre o museu e os povos de terreiro. A roda de conversas servirá para diminuir os equívocos e mostrar que os terreiros são espaços festivos, alegres, coloridos e ricos em narrativas, são verdadeiros guardiões da nossa ancestralidade africana”, afirmou o professor. O convite para participar da roda de conversa “As religiões afro-maranhense no museu” se estende aos responsáveis dos terreiros: Casa das Minas, Casa de Nagô, Terreiro de Mina Iemanjá, Casa Fanti Ashanti, Terreiro Egito, Terreiro Mestre Bita do Barão e outros espaços.

16ª Semana Nacional de Museus

De 14 a 20 de maio acontece a “16ª Semana Nacional de Museus”, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Este ano mais de 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. Em São Luís, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Arte Sacra e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho/Museu Casa da FÉsta, são alguns espaços com propostas a apresentar na ‘16ª Semana de Museus’.

Serviço:

O que ?
Abertura da ‘16ª Semana Nacional de Museus’ com a roda de conversa “As religiões afro-maranhense no museu”;

Onde?
O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF)/ Museu Casa da FÉsta;

Quando?
Sexta-feira (11), às 14h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.