Fim do prazo

Fila quilométrica é formada no penúltimo dia para fechamento de cadastro eleitoral 2018

A fila, na Av. Jerônimo de Albuquerque, chegou a altura do bairro Vinhais, na manhã desta terça-feira (8).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
A imagem chama a atenção de quem passa pelo local.
A imagem chama a atenção de quem passa pelo local. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Uma fila quilométrica de pessoas está formada na calçada da avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Fórum Eleitoral de São Luís, que fica localizado antigo Lusitana Center, em frente ao elevado da Cohama, na manhã desta terça-feira (8). O motivo é que nesta quarta-feira (9) é o último dia para o fechamento do cadastro eleitoral 2018 e muitas pessoas deixaram para fazer a atualização cadastral no fim do prazo.

A imagem chama a atenção de quem passa pelo local.

Saiba mais

Entre 30 de abril e 9 de maio, os fóruns e os cartórios eleitorais do Maranhão permanecerão abertos, em regime de plantão, ininterruptamente, inclusive sábado, domingo e feriados, nos seguintes horários, estabelecidos pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão através do Provimento número 1 de 2018:

- 30 de abril, das 8h às 18h;
- 1º de maio (feriado), das 8h às 12h;
- 2 a 5 de maio, das 8h às 18h;
- 6 de maio (domingo), das 8h às 12h;
- e 7, 8 e 9 de maio, das 8h às 19h.

Segundo o calendário eleitoral, 9 de maio, é o prazo final para o fechamento do cadastro, 151 dias de antecedência da votação, e o eleitor irregular deve procurar o cartório eleitoral mais próximo até esta data.

Lembrando que o eleitor com situação "irregular" é aquele que não compareceu para fazer o recadastramento biométrico obrigatório, bem como o que deixou de votar em três eleições consecutivas ou justificar ausência nas urnas. Ressalta-se que cada turno de um pleito representa uma eleição para efeito da contagem.

Transferência do local de votação

Se o eleitor mudou de cidade e precisa alterar o local de votação, o prazo final para essa mudança também é dia 9 de maio. Para tanto, basta comparecer ao cartório eleitoral do município para o qual quer mudar o título, munido de documento oficial com foto e do novo comprovante de residência.

E-Título

Se a situação estiver “regular”, mas o eleitor não tiver encontrado o título, já é possível baixar a versão digital do documento e apresentar na hora da votação. Basta localizar o aplicativo “e-Título” nas lojas “Google Play” ou “App Store” e inserir as informações para obter a versão eletrônica do título. Se já tiver feito o recadastramento biométrico - cadastro das impressões digitais - junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso ainda não tenha ocorrido o recadastramento biométrico na cidade desse eleitor, a versão do e-Título será baixada sem a foto, o que obrigará o cidadão a levar um outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.