Cuidados

Pacientes serão alvo de ação para diagnosticar distúrbios da voz

Por mais simples que pareça, o uso da voz requer cuidados especiais para evitar diversos problemas.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
O objetivo da ação é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde.
O objetivo da ação é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) promove nesta sexta-feira, 20, uma atividade em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Com o tema “Afine Sua Voz – Cuide de Sua Voz”, profissionais da instituição e parceiros irão promover atividades de educação, orientação e diagnóstico precoce de distúrbios da voz e enfermidades da faringe e da laringe. Por mais simples que pareça, o uso da voz requer cuidados especiais para evitar diversos problemas.

Leia também:

Semana da voz é celebrada com programação em Imperatriz

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Voz​

O objetivo da ação é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças. Uma delas, o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Serão realizados 100 atendimentos, divididos em dois turnos, 50 em cada. A atividade é voltada para atender os pacientes do hospital enquanto aguardam nas salas de espera. A ação começa às 09h e vai até às 15h, no prédio anexo do Lilian Flores, na rua das Hortas.

O evento abre com uma palestra sobre a importância do cuidado com a voz, ministrada pelas fonoaudiólogas Ana Maria Vasconcelos e Monique Lopes. Os pacientes passarão pelo atendimento ambulatorial, se necessário irão fazer o exame de videolaringoscopia e caso detectado a necessidade de tratamento serão encaminhados para agendamento na Rede de Atenção à Saúde. Uma equipe formada por seis médicos otorrinolaringologistas estará à frente dos atendimentos durante todo o dia.

A responsável pelo evento, Cristine Matos, explica a importância desse exame. “Ele é realizado em caso de sintomas como a rouquidão, pigarro, dor na garganta e tosse. É uma espécie de endoscopia da garganta que permite visualizar a laringe/cordas vocais e dessa forma auxilia no diagnóstico de laringites, tumores da laringe, nódulos vocais, pólipos vocais, paralisia de prega vocal, refluxo laringo- faríngeo, entre outros”. Acrescenta ainda que o HU-UFMA está entre as duas únicas instituições que ofereçam esse exame na rede pública no estado do MA.

A ação faz parte 20ª Campanha Nacional da Voz e conta com a parceria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Central de Marcação de Consultas (Cemarc).

Dicas para a saúde vocal:

Beber bastante líquido

Alimentação saudável

Evitar gritar ou abusar da voz

Evitar pigarrear

Respirar corretamente

Falar pausadamente

Comer maça (por ser uma fruta adstringente (aperta a mucosa da boca) e facilitadora do trato vocal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.