Reparos

Com o aumento do volume de chuvas, serviços são intensificados em diversos bairros de São Luís

Até esta quarta-feira (18) já choveu quase 80% do previsto para todo o mês de abril.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Ações de drenagem, limpeza, manutenção e infraestrutura recebem reforço neste período de chuvas.
Ações de drenagem, limpeza, manutenção e infraestrutura recebem reforço neste período de chuvas. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Por ocasião das fortes chuvas na capital, a Prefeitura de São Luís intensificou o cronograma de serviços para conter erosões, executar reparos em estruturas e realizar desobstrução de bueiros e galerias. Diversos bairros são alvos das ações, sendo priorizadas as áreas onde foram identificados pontos de acúmulo de água. Até esta quarta-feira (18) já choveu quase 80% do previsto para todo o mês de abril. Ações de drenagem, limpeza, manutenção e infraestrutura, que são feitas ao longo do ano pelo poder público municipal, recebem reforço neste período de chuvas.

Leia também:

Após chuvas, asfalto afunda na Av. Brasil, no bairro Vicente Fialho

Prefeitura de São Luís atua para conter transtorno causado pelas fortes chuvas​

Chuva causa alagamento em avenidas de São Luís​

Na avenida Jerônimo de Albuquerque, as equipes da Semosp realizaram desobstrução com hidrojato no trecho próximo ao Palácio Henrique de La Roque. O trabalho de desobstrução alcançou ainda pontos na Jerônimo de Albuquerque, na altura da Curva do Noventa, com contenção de erosão do canal e desobstrução com retroescavadeira. E ainda a sondagem para construção de ponte entre os bairros Divinéia e Vila Luizão.

No cronograma de serviços da Prefeitura realizado nesta quarta-feira (18), foram limpos os vários bueiros na extensão da avenida Colares Moreira, que passa nos bairros São Francisco e Renascença. O trecho concentra um dos maiores recortes viários da cidade e possui diversos pontos de lançamento de águas pluviais.

Com a limpeza e drenagem, os pontos foram desobstruídos e estão em seu funcionamento regular. "São ações que integram a política pública do prefeito Edivaldo, realizada periodicamente, ao longo do ano. Temos um mapeamento que orienta todo o plano de serviços e sem essas ações de limpeza, principalmente no período chuvoso, as vias poderiam ficar comprometidas", explica o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

O secretário Antonio Araújo ressalta que um dos principais resultados dessa ação de limpeza é a drenagem mais rápida das águas das chuvas, por exemplo. "Graças a esse trabalho, em alguns pontos, mesmo com o volume de chuvas, não houve alagamentos, a exemplo da área do Mercado Central e outras, como a Avenida Colares Moreira, em que os pontos de alagamentos cessaram brevemente", exemplifica.

Os canais do Cohatrac e Santa Clara, além de trecho do Tropical Shopping (Renascença) são algumas das áreas que receberam drenagem diminuindo pontos de alagamentos. A Prefeitura atua com escavadeiras, ações manuais, caminhão, escavadeira hidráulica e outros equipamentos para atender à demanda dos bairros na desobstrução e drenagem.

Descarte irregular

Com o trabalho de limpeza, tem sido retirado na cidade cerca de 300 toneladas de lixo e outros resíduos, fruto do descarte irregular nestas estruturas, o que impede o adequado escoamento das águas.

"É importante que se compreenda que o lançamento de resíduos irregulares inviabiliza as ações de drenagem e promove os alagamentos e entupimentos dos bueiros e galerias", ressalta. Segundo Antonio Araújo, as equipes já retiraram sofás e colchões que estavam bloqueando a passagem das águas nestas estruturas.

Programação

Os serviços da Prefeitura nesta semana contemplam ainda ações do Asfalto na Rua nas avenidas São Luís Rei de França, Franceses, Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Vitorino Freire, Holandeses, Carlos Cunha, Paulo VI e no bairro João de Deus. Na zona rural, acesso ao Cujupe e Rua Brasília (Santa Bárbara), as equipes mecanizadas realizaram terraplanagem.

No bairro Olho d'Água, estão sendo feitas ações de manutenção preventiva com tratamento superficial do asfalto. Trata-se da colocação de camada de proteção no pavimento para garantir mais durabilidade ao pavimento. Serviços de concretagem no cruzamento de vias no bairro Janaína e de desobstrução de galerias na Vila Lobão também estão sendo executadas.

Ainda, drenagem na Avenida Jerônimo de Albuquerque para evitar avanço de erosão com solo cimento. Na margem do Rio Pimenta, uma ação preventiva com solo cimento evitará erosão. O poder público municipal trabalha ainda na desobstrução de bueiros na Curva do Noventa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.