Ação de Combate

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti no bairro do Vinhais

O evento deste sábado segue um cronograma de atividades que visa a melhoria da saúde pública.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19

SÃO LUÍS – Uma ação coordenada por diversas Secretarias da Administração Pública Municipal levou diversos serviços ao bairro do Vinhais. A ação incluiu serviços de limpeza por todo o bairro, visitas domiciliares, atividades educativas e vistorias em estabelecimentos comerciais. A ação ocorreu na Praça do Letrado. Outros bairros devem receber a ação nos próximos meses.

As atividades começaram a ser executadas desde o início da semana.
As atividades começaram a ser executadas desde o início da semana.

O bairro recebeu ainda serviços de capina e roçagem em diversas ruas. Cerca de 20 ruas e transversais foram beneficiadas. Dezenas de populares participaram da ação e puderam usufruir de diversos serviços. O Bruno Cavalcante aproveitou e levou a família para vacinar. “Hoje vim vacinar as crianças contra a meningite e febre amarela. Não há fila, é bem ventilado. A Prefeitura está de parabéns. Deveria ter sempre essas ações” disse.

Leia também: Ações de combate ao Aedes Aegypti são intensificadas em São Luís

O evento deste sábado segue um cronograma de atividades da Prefeitura de São Luís que visa a melhoria da saúde pública. "Nossa gestão está mobilizada e integrada para, juntos, executarmos essa grande ação por toda a cidade. Nosso objetivo é promover melhorias na saúde pública, beneficiando os cidadãos ludovicenses. Muito já realizamos e vamos avançar ainda mais", explicou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Os moradores do bairro também foram vacinados contra febre amarela!
Os moradores do bairro também foram vacinados contra febre amarela!

Pedro Tavares, coordenador do programa de combate contra o Aedes explica que outros bairros receberam a Ação de Combate ao Mosquito. “Esse evento é de suma importância. Temos ações integradas com toda equipe de Governo da Prefeitura Municipal de São Luís. Estamos juntando força para que se possa massificar a informação para a população. Estamos iniciando exatamente no Conjunto Vinhais, como sendo uma área prioritária de ação. Vamos desenvolver essa ação em outros bairros de São Luís. Exatamente para manter o controle do Aedes e evitar que a população venha contrair alguma doença”, relatou.

A comunidade também recebeu diversas orientações para combater o Aedes.
A comunidade também recebeu diversas orientações para combater o Aedes.

As atividades começaram a ser executadas desde o início da semana e tiveram o sábado como dia de culminância dos trabalhos. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água; e quando foram identificados criadouros do mosquito os agentes aplicaram larvicida, que elimina focos do mosquito. O bairro também contou com a nebulização espacial com o carro fumacê.

OUTRAS AÇÕES

Também integram a agenda de serviços, poda e rebaixamento das copas das árvores do bairro por meio do Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur), além da substituição de espécies danificadas. Nas áreas das praças públicas e escolas, a substituição será feita por árvores frutíferas. Durante toda a semana que antecedeu a ação, as escolas do bairro receberam ações educativas, para conscientizar as crianças sobre as medidas que devem ser tomadas para combater o mosquito transmissor da dengue. As palestras foram administradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Também foram feitas visitas guiadas aos Ecopontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.