Mais um caso

Mais um jovem morre vítima de meningite em São Luís

A Secretaria Estadual de Saúde já havia descartado possível surto em São Luís.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h19

SÃO LUÍS - Morreu em São Luís mais um jovem vítima de meningite. Moisés Oliveira Lima, de 24 anos, deu entrada nesse sábado (31), no Instituto Médico Legal (IML).

Outra vítima de meningite foi a estudante Taynara Sousa dos Santos, de 16 anos, que morreu no dia 11 de março, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária. A sala de aula onde estudava chegou a ser interditada.

O estudante Lucas Gabriel Martins, de 21 anos, morreu no dia 27 de fevereiro também vítima de meningite. O outro caso registrado foi da adolescente Deborah Sales, de 17 anos. Todos os casos anteriores foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O órgão descartou um possível surto de meningite em São Luís.

Por meio de nota, SES explicou que já informou ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) sobre a morte de Moisés Oliveira, e que o caso está sob investigação.

A doença

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento à base de antibióticos, ou ser fatal.

Fique atento aos sintomas

Dores locais: costas, nos músculos ou pescoço; No corpo: calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor; No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito; Na pele: erupções avermelhadas ou manchas vermelhas; Também é comum ter alimentação insuficiente, confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, meningismo, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.