Sinal Digital

TV aberta em São Luís já é totalmente digital

Além da capital, outros nove municípios também vivem este momento de transição.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Sinal analógico foi desligado nessa quarta em São Luís.
Sinal analógico foi desligado nessa quarta em São Luís. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Os moradores de São Luís, da região metropolitana e de alguns municípios do interior do Maranhão já recebem o sinal de TV totalmente digital. A mudança ocorreu nessa quarta-feira (28), quando foi desligado o sinal analógico após decisão do Gired, grupo responsável pela implementação da TV digital no Brasil.

De acordo com pesquisa realizada pela Seja Digital em parceria com a TV Mirante, 95% dos domicílios dessa região já estão com o sinal digital disponível. A TV Mirante realizou diversas campanhas de conscientização sobre este momento desde que foi lançada a portaria sobre o desligamento do sinal analógico. Outros municípios que também passam pela transição são Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar.

Reveja:

São Luís tem 95% da população preparada para receber o sinal digital

Sinal analógico é desligado em 10 cidades do MA

Toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo antigo sinal deixou de ser exibida. Para aqueles que ainda não conseguiram acesso ao novo sinal, a tela da TV passa a mostrar mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital. As TVs analógicas devem ser descartadas em Ecopontos de São Luís.

Não fique sem o sinal de TV aberta!

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. Procure pelo selo DTV. Se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital.

Também é preciso instalar uma antena para captar o sinal digital. As antenas externas, usadas no telhado das casas, são as mais indicadas. Nos prédios e condomínios, podem ser usadas antenas coletivas para captar o sinal digital. É recomendável consultar um vendedor ou especialista em antenas para auxiliar na adaptação, de acordo com o local da sua residência.

Os kits gratuitos são distribuídos para que a população de baixa de renda, beneficiária de programas sociais do governo federal, tenha acesso à TV digital gratuita. Os kits são compostos por uma antena UHF e um conversor com controle remoto. Para saber se pode retirar um kit gratuito, consulte o site. Ligando para o número 147 também é possível fazer a solicitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.