Combate contra o Câncer

Campanha Março Lilás em mais uma atividade neste sábado (17), no Bairro Vila Brasil

Terceira edição da campanha conta com o Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo povo japonês, para o atendimento gratuito de mulheres nas comunidades.

Imirante Esporte, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
( Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - Durante o mês de março a Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), promove a campanha Março Lilás que visa conscientizar e combater o Câncer de Colo de Útero, levando informação e estimulando a população feminina sobre os cuidados na prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Neste sábado (17), o Consultório Amigo da Vida estará atendendo na rua Epitácio Cafeteira, S/N - Vila Brasil (próximo ao antigo posto policial). Durante todo o sábado também o Carrinho Solidário estará na praça de alimentação do Shopping da Ilha distribuindo panfletos informativos e vendendo a camisa da Campanha Março Lilás como forma de conscientização. A venda das camisas ajuda no custeio do tratamento das pacientes carentes.

O Março Lilás foi idealizado pela oncologista Rachel Cossetti, a qual afirma que a campanha torna-se necessária porque o câncer de colo uterino é o mais frequente e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Maranhão.

“O principal problema aqui no Estado do Maranhão é o câncer de colo uterino, e essa campanha nasce da ideia de que o nosso dever com a comunidade não é só receber as pacientes atingidas pelo câncer, mas também levar para a nossa população a saúde através da prevenção. A Fundação Jorge Dino, que atua no combate ao câncer no Estado, tem como um dos seus preceitos trazer mais saúde para população. Portanto, nosso papel não é só acolher quem já está doente, mas também, sempre que for possível, evitar o adoecimento”, defende Rachel Cossetti.

E a novidade da terceira edição da campanha é a aquisição do Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo povo japonês, para que o atendimento seja feito diretamente nas comunidades.“A gente sabe que às vezes a mulher não chega até uma unidade de saúde para fazer o preventivo porque ela não entende a importância, não ouviu falar a respeito ou pensa que não vai acontecer com ela. Então, a gente realmente precisa chegar o mais próximo possível para que possamos examinar e fazer a prevenção dessas mulheres mais vulneráveis”, explica Rachel.

Segundo Antônio Dino Tavares, vice-presidente da Fundação Antônio Dino,o Consultório Amigo da Vida vai atender, ao longo do ano, algumas comunidades deSão Luís. “O Consultório Amigo da Vida é uma unidade ambulatorial móvel de atendimento ginecológico, onde as mulheres podem realizar o exame preventivo. O consultório tem suas atividades iniciadas agora com o lançamento do Março Lilás 2018, mas, durante todo o ano ele vai percorrer várias comunidades de São Luís, levando atendimento para diversas mulheres.

Diferente de outras campanhas de prevenção, o Março Lilás 2018 não vai apenas realizar o exame nas pacientes. A ideia este ano é realizar todo o processo de rastreamento da doença, dando o acompanhamento necessário para as mulheres.

Sobre o câncer de colo uterino

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus.

A vacina previne contra os quatro tipos de HPV que mais causam o câncer. Por isso é importante que a população jovem, meninas e meninos, se vacinecontra o vírus. A vacina fica disponível nos postos de saúde e pode evitar o surgimento de vários casos de câncer de colo do útero no futuro.

E, para as mulheres com vida sexual ativa ou com 25 anos ou mais, o ideal é fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

A Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer AldenoraBello, é referência no combate ao câncer no Maranhão. Uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que busca constantemente melhorias na qualidade do tratamento oncológico.

Hospital do Câncer Aldenora Bello

O Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento contra o câncer. O hospital realiza mais de 50.000 atendimentos mensais. Possui 175 leitos, divididos em enfermarias clínicas e cirúrgicas, pediatria, apartamentos, UTI e serviço de pronto atendimento. Conta com um quadro de 783 funcionários, com mais de 450 destes atuando diretamente na assistência ao paciente oncológico.

Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 80% dos casos. Os demais atendimentos são realizados através de convênios com planos de saúde, atendimentos particulares e atendimentos filantrópicos. A manutenção das atividades do HCAB e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino torna-se possível através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, captadas através do trabalho do serviço de telemarketing institucional, doações espontâneas e parcerias institucionais, a exemplo do Certificado de Contribuição Maracap.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.