Previsão do tempo

Domingo chuvoso na Grande Ilha requer atenção redobrada de pedestres e motoristas

Apesar de a temperatura ficar agradável, muita gente terá que lidar com as vias alagadas e buracos.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Avenida Ana Jansen, no bairro do São Francisco, em São Luís. / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com.
Avenida Ana Jansen, no bairro do São Francisco, em São Luís. / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com.

SÃO LUÍS – A chuva que atinge a Grande Ilha, na manhã deste domingo (25), promete durar quase o dia todo. Segundo informações do Clima Tempo, apesar de o sol aparecer, a previsão do tempo para a Região Metropolitana é de tempo nublado, com chuva a qualquer hora do dia.

A temperatura em São Luís, Raposa e São José de Ribamar é mínima de 23º e máxima de 29º. Já em Paço do Lumiar, a máxima pode chegar a 30º.

E a previsão de muita chuva durante o dia preocupa os moradores da Grande Ilha, pois, apesar de a temperatura ficar agradável, muita gente terá que lidar com as vias alagadas e buracos, que causam transtornos a pedestres e motoristas.

Saiba mais:

Chuvas já superaram previsão da meteorologia para fevereiro em São Luís

Em São Luís, a cada chuva alagamentos causam transtornos

Alagamentos e buracos causam transtornos a pedestres e motoristas em São Luís

Além dos problemas de infraestrutura, muitos motoristas se esquecem de redobrar a atenção e podem se envolver em acidentes.

Na avenida Ana Jansen, apesar da pista molhada, muitos motoristas dirigem em alta velocidade. / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com.
Na avenida Ana Jansen, apesar da pista molhada, muitos motoristas dirigem em alta velocidade. / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com.

Por isso, é importante que os condutores se atentem às dicas de segurança.

*Veja algumas dicas importantes:

Pneus e limpadores de para-brisa em bom estado

O veículo só deverá trafegar com pneus em bom estado, pois os sulcos e os "biscoitos" do mesmo é que fazem a retirada da água do asfalto e lançam para as laterais. Em bom estado, determinados pneus conseguem retirar do leito de rolamento até 3L de água por segundo. Sem essa borracha o veículo pode aquaplanar e se envolver em acidente. Os limpadores do para-brisa devem estar em perfeito funcionamento, sem atrapalhar a visão do condutor.

Faróis acesos

Sob chuva é imprescindível manter os faróis acessos. Trafegar com eles acionados, em qualquer circunstância, é uma recomendação do CONTRAN (mas ainda não é lei).

Reduzir a velocidade

A velocidade segura para dirigir com pista molhada é de 60 km/h. E se a chuva ficar muito intensa então é melhor parar o veículo e esperar o tempo melhorar.

Manter distância regulamentar do outro veículo

Uma das maiores causas de acidentes é dirigir muito próximo de outro veículo, o que pode provocar colisão traseira ou saída de pista. Com a pista molhada o perigo aumenta, pois o veículo perde aderência.

Uso do alerta

Muitos condutores tem dúvida se o uso do alerta sob chuva é certo ou errado. Tudo que venha ajudar a evitar acidentes é certo. O que pode favorecer a ocorrência de acidentes é errado, por isso que não é recomendado o uso do alerta sob chuva, pois os outros condutores não saberão a manobra que o veículo à frente vai tomar. O alerta é um dispositivo para ser usado quando o veículo está parado.

Leia também:

Forte chuva causa alagamentos e provoca transtornos em Marajá do Sena

Moradores da Vilinha fazem protesto humorado com situação de rua, e vídeo viraliza na web

Após fortes chuvas, famílias são retiradas do povoado Riachão

*As informações são da Polícia Rodoviária Federal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.