Carnaval 2018

Definido planejamento de segurança do Carnaval 2018

As ações de policiamento se estendem desta sexta-feira (9) até a Quarta-Feira de Cinzas (14).

Imirante.com, com informações da SSP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
O cronograma de operação da Polícia Militar será de caráter preventivo e ostensivo.
O cronograma de operação da Polícia Militar será de caráter preventivo e ostensivo. ( Foto: Paulo Soares / O Estado )

SÃO LUÍS - Mais de sete mil policiais militares estão destacados para a cobertura do circuito oficial do Carnaval 2018 na capital e cidades do interior. Em reunião realizada, nesta quarta-feira (7), no Palácio Henrique de La Roque, comandantes dos batalhões e dos grupamentos especializados definiram com a tropa a organização da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para o período. O cronograma de operação da Polícia Militar será de caráter preventivo e ostensivo. As ações de policiamento se estendem desta sexta-feira (9) até a Quarta-Feira de Cinzas (14), cobrindo ainda entorno e bairros adjacentes ao circuito.

O planejamento é pensado para garantir a segurança de quem vai brincar o Carnaval e também dos que escolherem outras programações, para que todos possam sair e voltar de suas casas com segurança, pontuou o comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira. “

Operações serão montadas em pontos estratégicos dos circuitos, como terminais de viagens (Ferryboat, Terminal Ponta da Espera, terminais de integração e rodoviária de São Luís) e na entrada da capital. Entre as ações no circuito estão definidas barreiras policiais e blitzen para combater uso abusivo de álcool, de drogas e posse ilegal de armamento, abordagens a pessoas, estabelecimentos e veículos, incluindo ações intensificadas nos ônibus.

As operações, Varredura, que consiste em revistas nos bares e locais de grande movimentação popular; e Saturação, que atinge pontos mais específicos com barreiras policiais, busca em veículos e revistas a pessoas, se somam às atividades do plano de contenção de ocorrências para o período carnavalesco.

“Ao longo de todas estas reuniões, e esta foi de definição, temos tratado com os comandos a tarefa de cada um neste período de festividades. A prioridade são as áreas de grande concentração de pessoas, onde haverá mais brincantes, e, paralelamente, a polícia estará fortemente presente nos bairros com as ações rotineiras”, reforçou o coronel Pedro Ribeiro, à frente do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I). O CPAM I cobre os bairros da área central da Região Metropolitana de São Luís.

Participam das operações o efetivo militar dos CPAMs I, II e III, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão Rodoviário e reforço de equipes da Academia de Polícia Militar. Ainda, apoio do canil, Cavalaria e o Centro Tático Aéreo (CTA) com patrulhamento aéreo e apoio terrestre, que estará de prontidão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.