"Dor nos quartos"

Dores na coluna afetam cerca de 80% da população Imperatrizense

A lombalgia é a que mais atinge pessoas em algum momento de suas rotinas.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mazela representa a maior causa de afastamento do trabalho em pessoas com menos de 45 anos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mazela representa a maior causa de afastamento do trabalho em pessoas com menos de 45 anos. (Foto: Divulgação )

IMPERATRIZ - Dores na coluna são a segunda maior causa de visitas da população aos médicos. Em Imperatriz, cerca de 80% da população sofre com o problema, segundo especialistas. A lombalgia ou dor lombar, presente na região mais baixa da coluna perto da bacia, popularmente conhecida como “dor nos quartos”, é a que mais atinge pessoas em algum momento de suas rotinas.

Para o ortopedista especialista em coluna, Dr. André Pagotto, que atende em Imperatriz, “frequentemente o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado. Outras vezes pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose, tumores e até emocional”, explica.

Ademais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mazela representa a maior causa de afastamento do trabalho em pessoas com menos de 45 anos, o que gera um impacto negativo para as empresas e colaboradores. Por isso é importante estar atento aos sinais da dor e procurar um especialista para um tratamento adequado e satisfatório.

Para amenizar as dores em crises agudas de lombalgia, Dr. André sugere que o paciente procure ajuda de um médico o quanto antes. Entretanto, em casos de não pode ir imediatamente ao especialista, ele explica que exercícios físicos sejam suspensos. O indicado é fazer repouso absoluto, de preferência, deitado na cama. “Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas)”, ressalta. Os analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados. Já os sedativos são úteis para ajudar a manter o paciente em repouso e devem ser receitados por um profissional da saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.