No Centro de São Luís

Barracas são removidas do Complexo Deodoro para a reurbanização

Provisoriamente, os comerciantes serão instalados em outros pontos.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
As barracas serão realocadas temporariamente.
As barracas serão realocadas temporariamente. (Foto: divulgação / Honório Moreira)

SÃO LUÍS - Foram removidas das praças Deodoro e Pantheon, na manhã deste sábado (6), dezenas de estruturas entre barracas, quiosques e bancas de revistas. A ação vai possibilitar a realização das obras e foi acertada em comum acordo com os comerciantes, durante reuniões intermediadas pelo poder público municipal. Provisoriamente, os comerciantes serão instalados em outros pontos no próprio Centro e em feiras dos bairros e áreas próximas de suas residências.

"Tudo está sendo feito com o conhecimento, orientação e aceitação dos comerciantes", pontuou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade Silva.

Antes do início das obras, a Prefeitura promoveu reuniões com os comerciantes informais do local e representantes de entidades de classe da categoria, entre elas o Sindicato do Comércio Informal de São Luís e a Associação do Comércio Informal. A remoção dos comércios seria em novembro passado, mas, ficou firmado com os donos a permanência para que aproveitassem as vendas de fim de ano.

As bancas de revistas vão ficar na lateral do prédio do antigo Colégio Marista, onde hoje funciona uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). As de lanche serão instaladas nas proximidades do Liceu Maranhense e as de venda de alimentos, em espaços nas feiras livres dos bairros. Nos novos locais, as barracas ganharão cobertura padronizada e sinalização adequada para dar uma dinâmica maior no trânsito de pedestre. A ampla obra vai reurbanizar as praças Deodoro e Pantheon e ainda as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia.

REURBANIZAÇÃO

O projeto de reurbanização contempla obras de drenagem e de tratamento sanitário, colocação de novo calçamento, mobiliários e iluminação, fiação subterrânea, dutos de passagem de fibra ótica, banheiros públicos, sinalização, acessibilidade total, entre outros serviços.

Na Rua Grande, os serviços serão iniciados a partir da Rua do Passeio e finalizados na Avenida Magalhães de Almeida. Pelo menos 250 trabalhadores, entre engenheiros, pedreiros, encarregados de obra, entre outras funções estão envolvidos nos serviços. Grande parte dos trabalhos está sendo executada também no período da noite.

A meta é entregar o espaço revitalizado no fim de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.