Alerta

Prefeitura realiza blitz de combate ao trabalho infantil

Fiscais estiveram presentes no local, alertando a população sobre trabalho infantil.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Além da ação intensificada da blitz, o Serviço de Abordagem Social mantém ações permanentes de combate ao trabalho infantil.
Além da ação intensificada da blitz, o Serviço de Abordagem Social mantém ações permanentes de combate ao trabalho infantil. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS- A Prefeitura de São Luís realizou uma blitz de combate ao trabalho infantil, na tarde dessa sexta-feira(10), na feira livre do bairro Renascença.

A ação teve como objetivo, identificar a ocorrência de trabalho infantil no local e, além disso, destacar os encaminhamentos necessários para a aplicação de medidas protetivas, através dos Conselhos Tutelares e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

De acordo com a coordenadora do Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Marta Andrade, as crianças chegam às feiras em busca de retorno financeiro, às vezes para suprir necessidades próprias ou são encaminhados para complementar a renda familiar. "Nós esclarecemos o equívoco do uso da mão de obra infantil durante a visita, e feirantes, pais e clientes são advertidos sobre o erro no incentivo dessa prática", disse a coordenadora.

É considerado trabalho infantil toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. As formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas como também constituem crime. A blitz será realizada durante todo o mês de novembro em outras feiras da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.