Novembro Azul

Prefeitura de São Luís lança campanha em favor da saúde do homem

Dados apontam que cerca de 10% da população masculina pode desenvolver o câncer de próstata.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Especialidades Médicas do Felipinho, unidade de saúde referência nos cuidados com a saúde do homem, no município.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Especialidades Médicas do Felipinho, unidade de saúde referência nos cuidados com a saúde do homem, no município. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís lançou oficialmente, nesta terça-feira (7), a campanha Novembro Azul, anunciando a programação de atividades que marca o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e em favor da saúde integral do homem. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Especialidades Médicas do Felipinho, unidade de saúde referência nos cuidados com a saúde do homem, no município. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Programação

Além do Dia do Câncer de Próstata, a programação de atividades pelo Novembro Azul vai promover também ações efetivas sobre cada um desses temas, realizadas em dias específicos, incluído ainda entre as ações o Dia da Consciência Negra, para tratar das políticas de saúde voltada à população afrodescendente, no município.

Na abertura da campanha, o coordenador do Serviço de Urologia do Município, o médico Antônio de Pádua, proferiu palestra sobre prevenção das doenças urológicas do homem, da qual participaram usuários dos serviços prestados no Centro de Especialidades Médicas do Felipinho.

"As atividades desenvolvidas pelo sistema público de saúde são extremamente positivas e tem contribuído para a melhoria da prevenção, o diagnostico precoce do câncer de próstata e a redução do preconceito relativo à doença. Sem dúvidas houve um grande avanço nesses aspectos e campanhas como esta promove o resgate e a conscientização dos homens para necessidade de se cuidar melhor. Dados estatísticos apontam que, de modo geral, cerca de 10% da população masculina pode desenvolver o câncer de próstata, e isso a gente vence com cuidados preventivos", observou o médico.

Serviços

Como parte da programação pelo Novembro Azul, logo após a abertura oficial da campanha foram ofertadas, no CEM Filipinho, consultas com urologistas e proctologistas, entre outros serviços de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos.

A programação contempla ainda ações pelo Dia mundial contra o Diabetes, no dia 14, com ações executadas no CEM Filipinho e nas unidades de saúde do Pirapora, Clodomir Pinheiro Costa e Genésio Ramos. Na ocasião também serão ministradas palestras sobre saúde do homem e ofertadas consultas, entre outros serviços de saúde.

No dia 18, será realizado o 'Saúde para Todos', que contempla a realização de consultas com urologistas, proctologistas e cardiologista, voltadas à população masculina, no CEM Filipinho. Na data também serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos e palestras educativas.

Nas Unidades Básicas de Saúde, a programação do Novembro Azul inclui, durante todo o mês, ações educativas com a distribuição de folders informativos e laços alusivos à campanha; teste de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão e entrega de preservativos; e orientações sobre tabagismo, diabetes, hipertensão, política de equidade, hepatites virais, câncer de próstata, câncer de pênis e dicas de alimentação saudável.

Ações

O aposentado Manoel da Silva Maia, 83 anos, faz acompanhamento médico no CEM Filipinho. No ato de lançamento do Novembro Azul, ele relatou aos presentes sobre o câncer de próstata que teve há 19 anos. "Eu venci a doença e me mantenho hoje sempre alerta à prevenção. Essa campanha é muito importante porque muitos homens ainda não sabem como se prevenir", disse o aposentado.

Na programação da campanha terá ainda um torneio de futebol, no dia 19, do qual participam secretários municipais, agentes de saúde, servidores da Semus e vereadores. O torneio será no Nhozinho Santos, a partir da 8h. Na ocasião serão prestadas informações sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens com maior prevalência.

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, serão desenvolvidas ações de promoção e prevenção da saúde voltada à população afro, no Centro de Saúde do Bairro de Fátima, das 8h às 12h. A programação prevê ainda atrações culturais, de 14h às 18h.

No dia 20 inicia a "Semana do Homem", na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, com atividades realizadas pela manhã e tarde. A ação visa prestar orientações sobre câncer de próstata, distribuição de preservativos, orientações sobre HPV e vacinação para meninos. Serão ofertadas ainda informações sobre saúde bucal, no Odontomóvel; orientações sobre diabetes, nutrição, cadastro para recebimento de glicosímetro, teste de glicemia, entre outras atividades.

A programação do Novembro Azul culmina em uma caminha na Avenida Litorânea, no dia 26. A ação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a alta incidência do câncer de próstata e testículos e combater o problema com informações e ações preventivas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.