De casa em casa

Campanha de vacinação animal prossegue neste fim de semana

Esta é a única prevenção possível contra a raiva, uma doença viral grave.

Imirante.com, com informações da Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Vacinação continua em mais de 10 bairros.
Vacinação continua em mais de 10 bairros. (Foto: Thiago Bastos/O Estado)

SÃO LUÍS - A campanha de Vacinação Antirrábica Animal continua nesta sexta-feira (13), das 13h às 17h e sábado (14), das 7h às 13h, em São Luís. A ação, direcionada para cães e gatos com mais de três meses de idade, está sendo realizada de casa em casa para cumprir a meta de imunizar 160 mil animais na capital. Somente no primeiro fim de semana da campanha, foram vacinados mais de 15 mil animais.

Nesta nova etapa da campanha, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vão percorrer os bairros Sacavém, Coroadinho, Jordoa, Filipinho, Alemanha, Ipase, Parque Timbira, Jaracati, São Francisco, Ilhinha, Calhau, Ponta d'Areia, Ponta do Farol e adjacências. A orientação da Semus é para que as pessoas exijam a identificação do vacinador.

Imunização

No total, 245 técnicos estão aplicando a dose da vacina, única prevenção possível contra a raiva, uma doença viral grave que pode ser mortal tanto para o homem quanto para os animais.

A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambeduras e até arranhões. A doença causa uma inflamação aguda do cérebro.

De acordo com a Semus, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina; por isso, os proprietários de animais que não estiverem em casa durante a visita dos agentes vacinadores deverão procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

A campanha está imunizando cães e gatos a partir de três meses de vida e a única restrição é para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.