Tradição

Procissão dos Orixás ocorre nesta sexta-feira (8) em São Luís

Religiosos e simpatizantes se concentrarão às 17h30 na avenida Pedro II, em frente à sede da Prefeitura, para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
O cortejo terá início às 18h conduzido pela comunidade umbandista entoando pontos, cantos e saudações aos Orixás.
O cortejo terá início às 18h conduzido pela comunidade umbandista entoando pontos, cantos e saudações aos Orixás. (Foto: Douglas Júnior / O ESTADO)

SÃO LUÍS – Em comemoração aos 405 anos de São Luís, ocorre, nesta sexta-feira (8), a tradicional Procissão dos Orixás, que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. A data também celebra a devoção a São Luís Rei de França.

De acordo com os representantes do evento, a procissão é uma forma de saudação ao santo que mantém vínculos de sincretismo com entidades dos cultos de matriz africanas em São Luís. Religiosos e simpatizantes se concentrarão às 17h30 na avenida Pedro II, em frente à sede da Prefeitura de São Luís, para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.

Na ocasião, mães, pais e filhos de santo levam nos braços mais de 700 vasos brancos e azuis com água perfumada e decorados com flores brancas, vermelhas e amarelas.

O cortejo terá início às 18h conduzido pela comunidade umbandista entoando pontos, cantos e saudações aos Orixás. Na frente, um grupo de crianças irá representar a corte imperial do Divino Espírito Santo. Logo atrás, ícones de santos católicos que simbolizavam a devoção às quatro divindades que regem a proteção à cidade de São Luís entre os diversos cultos de matriz africana: São Luís Rei de França, Iansã (Santa Bárbara), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião).

A caminhada percorrerá a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro. Durante o percurso, os moradores que decoraram as portas das casas com balões e imagens religiosas, saúdam os participantes da caminhada. Dentro da Igreja do Desterro, um grupo de caixeiras irão entoar ladainhas e toques do Divino Espírito Santo, enquanto do lado de fora, os tambores estarão rufando sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum. A procissão será encerrada com a quebra dos vasos como forma de pedido e agradecimento por graças alcançadas.

A Procissão dos Orixás é promovida pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís como parte das atividades em comemoração aos 405 anos da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.