Trânsito

Prefeitura firma parceria para intervenções viárias no Turu

As intervenções serão executadas nas imediações da Ponte Pai Inácio.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Biné Morais / O ESTADO)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís firmou, na manhã desta sexta-feira (21), parceria com o Grupo MRV Engenharia e Participações, para executar novas intervenções no trânsito da capital na região do Turú. A ação tem como objetivo acabar com os maiores gargalos verificados na área nos horários de pico. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e o coordenador de Desenvolvimento Imobiliário da MRV Engenharia, George Cabral.

As intervenções realizadas por meio da parceria serão executadas no Turu, nas imediações da Ponte Pai Inácio. As alterações do traçado geométrico na área vão impactar na melhoria da mobilidade urbana em um dos setores mais congestionados atualmente, devido ao crescimento do fluxo de veículos na região após ter sido criado o novo acesso pela ponte Pai Inácio.

Mudanças

Segundo o secretário Canindé Barros, com a parceria, será feita a inversão dos sentidos do trânsito da Avenida General Arthur Carvalho e da Estrada da Vitória (acesso ao Parque Vitória). A mudança vai transformar as duas vias em mão única, sendo que na Arthur Carvalho os veículos circularão apenas no sentido da Avenida São Luís Rei de França; e a Estrada da Vitória permitirá o trânsito somente para quem trafega se dirigindo ao Parque Vitória, fechando o sentido oposto.

Serão construídos ainda na área dois retornos de quadra: um na rua Eurípedes Bezerra e outro na avenida Mato Grosso, ambas no Turu. A intervenção vai modificar também os cruzamentos nas proximidades do Posto Natureza e na entrada que dá acesso ao Parque Vitória, na avenida São Luís Rei de França. As melhorias viárias na região serão complementadas ainda com a colocação de novos grupos semafóricos em toda a São Luís Rei de França e na saída da ponte Pai Inácio, além de nova sinalização horizontal e vertical nos trechos trabalhados.

Parceria

O coordenador de Desenvolvimento Imobiliário da MRV Engenharia, George Cabral, destacou a importância da parceria para o grupo que representa e para a população de São Luís. "Além de fortalecer nossos empreendimentos e nossos serviços na cidade, estamos contribuindo ainda para a melhoria da infraestrutura urbana da cidade e fortalecendo nossas relações com comunidade local", disse Cabral.

Esta é a terceira Parceria Público-Privada realizada pela Prefeitura de São Luís para execução de intervenções visando à melhoria da mobilidade urbana na cidade. Outros dois acordos foram assinados com o grupo Pitágoras, para eliminar engarrafamentos em pontos considerados extremamente críticos na região do São Cristóvão.

De acordo com o projeto, será retirada a rotatória que fica no cruzamento das avenidas Guajajaras com a Lourenço Vieira da Silva e será instalado um conjunto semafórico de dois tempos. O projeto inclui a construção de um retorno de quadra, nas proximidades do Banco do Brasil.

A alteração do traçado nesse local vai transformar em mão única o trecho entre o Terminal de Integração do São Cristóvão à Avenida Guajajaras. A alteração vai permitir maior fluidez ao trânsito naquele trecho e reduzir o congestionamento na área.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.