Dificuldade

Encontrar posto de combustível com calibragem de pneus é desafio em São Luís

O serviço melhora o desempenho do veículo e evita acidentes.
Imirante.com15/06/2017 às 08h42
Frentista ajuda motorista a calibrar pneus. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

SÃO LUÍS – A calibragem é a manutenção básica do pneu de um veículo. Ela é responsável pela durabilidade, melhora da frenagem e aceleração; de quebra ainda a economizar combustível. E este sérvio é fácil de utilizar. Basta se dirigir até um posto de combustível, por exemplo.

Em um posto, no Renascença, o serviço estava normal. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

O problema é que, em São Luís, muitos postos estão com o aparelho de calibragem quebrado ou nem existem. Após receber reclamação de internauta sobre o assunto, por meio do WhatsApp (98 99209-2383), o Imirante.com percorreu, nesta semana, do bairro Renascença à Cidade Operária, e constatou precariedade no serviço.

De 12 postos visitados, apenas, em quatro encontramos máquinas de calibragem em funcionamento. Em dois, os aparelhos apresentavam com defeitos; o restante nem sequer oferece o serviço.

Sem funcionar, o aparelho foi até coberto. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
O informe é claro: "calibrador em manutenção". Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Conforme afirmam os especialistas, colocar ar a mais no pneu deixa ele mais duro, melhorando o desempenho do veículo, principalmente, em pistas irregulares. Já os pneus com pressão mais baixa agarram mais ao solo, exigindo mais esforço, o que leva ao maior consumo de combustível.

Calibrar os pneus do veículo de forma errada pode causar até acidentes. Para saber a calibragem correta para os pneus de seu carro ou motocicleta, basta consultar o manual, as etiquetas afixadas nas portas, no batente das portas ou o bocal de abastecimento de combustível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.