Com apoio da Ascem

Lançamento do Pró-Genética no Maranhão ocorre no dia 8 de junho

O programa visa promover a democratização da genética bovina.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Desde que foi criado há 10 anos, o programa Pró-Genética já vendeu, aproximadamente, 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados e hoje está presente em 17 Estados brasileiros.
Desde que foi criado há 10 anos, o programa Pró-Genética já vendeu, aproximadamente, 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados e hoje está presente em 17 Estados brasileiros. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - No dia 8 de junho ocorrerá o lançamento do programa Pró-Genética no Estado do Maranhão. O evento, apoiado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), será realizado no Palácio dos Leões. O programa visa promover a democratização da genética bovina, permitindo que animais melhorados também possam ser adquiridos por pequenos e médios criadores para elevar a produtividade e a renda das propriedades rurais.

Desde que foi criado há 10 anos, o programa Pró-Genética já vendeu, aproximadamente, 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados e hoje está presente em 17 Estados brasileiros. “Se esses 15 mil touros comercializados pelo Pró-Genética foram utilizados pela média por cinco anos e cada um produziu também uma média de 20 bezerros por ano, chegamos a uma soma de 1,5 milhão de bezerros de qualidade que certamente são negociados a preços maiores por terem um padrão de qualidade maior.”, avalia o gerente de Melhoramento Pró-Genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Lauro Fraga Almeida.

O Pró-Genética conta com vários canais de venda, que vão desde as feiras regionais, leilões e vendas on-line. “A oferta de touros com RGD, exame andrológico e sanitários é um diferencial frente ao grande número de bois comuns sem genealogia conhecida, os cabeceiras de boiada, que ainda são pais de bezerros em todo país. O programa é uma política pública de impacto econômico, social, cultural e de sustentabilidade”, explica o diretor da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior. O programa é realizado pela ABCZ em parceria com os governos estaduais, órgãos de extensão rural, sindicatos, Federações de Agricultura e Pecuária, prefeituras, dentre outros parceiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.