TV Digital

TV Mirante desliga sinal analógico ano que vem

Começou a campanha para informar o desligamento aos maranhenses.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24

SÃO LUÍS - A dona de casa Emily Maciel, de 30 anos, está entre os telespectadores que já recebem o sinal digital da TV Mirante em sua casa, por meio da televisão que comprou há um ano. Já a dona de casa Maria Paiva, de 45, ainda, possui aquela TV mais antiga. “Eu vi no jornal que a gente pode comprar um aparelho para ela”, disse.

TV com sinal digital. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
TV com sinal digital. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Dona Maria se refere ao conversor digital que permite que as TVs, fabricadas há mais tempo, possam transmitir esta nova imagem, mais bonita e com mais definição.

TV com sinal analógico. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
TV com sinal analógico. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Para que um conversor de TV Digital funcione corretamente é importante que esteja de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Um conversor digital custa em média R$ 100 no Brasil.

Durante toda a campanha, um “A” no canto da tela vai indicar que a sua TV ainda é analógica. Outras mensagens, também, vão aparecer para deixar tudo muito claro.

Desligamento em 2018

O sinal analógico da TV Mirante será desligado em São Luís e na região metropolitana a partir do dia 28 de março de 2018. Nesse domingo (2) começou a campanha para informar a população sobre este futuro desligamento do sinal analógico. A partir de agora, a TV Mirante vai esclarecer a população maranhense sobre a mudança no sinal, que traz mais qualidade de som e vídeo.

Inicialmente, receberão o alerta as cidades das áreas de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís, que terão o sinal analógico desligado dia 28 de março de 2018, conforme o cronograma estabelecido.

Veja o cronograma de desligamento do sinal analógico no Estado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Kit gratuito

Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário de programas sociais do governo federal deve acessar o site Seja Digital e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF para fazer uma busca no sistema. A informação também pode ser obtida pelo telefone 147.

O kit é composto por um conversor, antenas e controle remoto. Ele só será distribuído a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.