Após forte chuva

Moradores interditam avenida após casas serem invadidas pela água da chuva

Moradores do entorno da Ferreira Gullar afirmam que perderam diversos bens.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Os motoristas que trafegam pelo local, estão tendo que fazer o retorno no canteiro central ou voltando na contramão.
Os motoristas que trafegam pelo local, estão tendo que fazer o retorno no canteiro central ou voltando na contramão. (Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com)

SÃO LUÍS – Um trecho da avenida Ferreira Gullar, na região do São Francisco, em São Luís, foi parcialmente interditada no início da manhã desta quinta-feira (2). Moradores da área fizeram o bloqueio para chamar a atenção do poder público em relação aos transtornos causados pela forte chuva que atingiu a Grande São Luís, nessa quarta-feira (1º).

Os motoristas que trafegam pelo local, estão tendo que fazer o retorno no canteiro central ou voltando na contramão.

O problema da chuva

Muitas casas foram invadidas pela água da chuva, o que causou danos materiais a diversos moradores do bairro do São Francisco, os quais relatam que perderam diversos móveis, após terem suas casas alagadas.

Leia também:

Forte chuva em São Luís quebra portões e invade casas

Forte chuva desta quarta-feira (1º) causa transtornos em São Luís

Deve chover mais de 150 mm nos próximos 10 dias, em São Luís

O protesto é uma forma de chamar atenção das autoridades para o problema da falta de escoamento adequado da água da chuva. Segundo moradores, os bueiros não têm capacidade para suportar o volume de água, o que causa grandes alagamentos.

“Todas as casas ficaram alagadas e o pessoal perdeu quase tudo, foi cama, sofá... Aqui virou um ‘mar’, porque a maré estava cheia, aí a água não teve como escorrer. Foi quase três horas de chuva forte, que deixou a gente em uma situação complicada, foi prejuízo total”, afirma um morador da área.

“Na minha casa, praticamente, tá tudo perdido: geladeira, cama, fogão, roupa, sofá. Tudo ficou estragado com o alagamento, pois a água estava dando na altura da barriga. Depois que colocaram essa avenida (Ferreira Gullar), estragaram com a nossa vida”, declara a dona de casa Maria Raimunda.

Ouça, na reportagem de Domingos Ribeiro da Rádio Mirante AM, a reclamação dos moradores.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) afirmou que o sistema de drenagem de São Luís é muito antigo e não tem capacidade para escoamento da água da chuva, problema esse que é agravado pelo desacate irregular de lixo. A Semosp declara, ainda, que tem investido na ampliação do sistema de drenagem da cidade.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que o sistema de drenagem urbana de São Luís é muito antigo e está subdimensionado, ou seja, abaixo da capacidade tendo em vista a expansão da cidade e a intensidade de chuvas registradas nos últimos dias. A Semosp comunica ainda que o problema é agravado ainda pelo descarte irregular de resíduos em vias públicas, o que provoca a obstrução de bueiros, galerias e bocas de lobo, impedindo o fluxo normal das águas das chuvas. A Secretaria ressalta que tem investido na ampliação do sistema de drenagem da cidade, com a construção de canais e galerias e a implantação de redes de escoamento superficial, priorizando áreas que apresentam inundações recorrentes durante o período chuvoso, já tendo reduzido em 64% os pontos de alagamentos recorrentes, como a Curva do Noventa, os bairros Santa Clara, Coroadinho, Jaracaty e os túneis dos elevados da Cohama e Cohab. Além disso, reforça que realiza com regularidade a limpeza, manual e mecanizada dos dispositivos de drenagem, incluindo os pontos mostrados na reportagem. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informa que equipes da Defesa Municipal serão deslocadas para monitorar os pontos nos quais foram registrados alagamentos, a exemplo da Ilhinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.