Prejuízo

Forte chuva em São Luís quebra portões e invade casas

Moradores tiveram que buscar outros locais para passar a noite.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25

SÃO LUÍS – Casas alagadas e móveis danificados foram algumas das consequências trazidas a moradores pela chuva desta quarta-feira (1º) e madrugada de hoje (2). A reportagem da TV Mirante mostrou, nesta manhã, a situação de duas residências na rua dos Narcisos, no bairro do Renascença.

Portão de uma casa quebrado pela forte chuva. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Portão de uma casa quebrado pela forte chuva. Foto: Reprodução/TV Mirante.

A primeira casa teve o portão quebrado, e o chão de vários cômodos ficou coberto de lama. Segundo a dona da residência, que não teve condições de dormir no local, o problema já se arrasta há algum tempo. Até os quartos e banheiros se encontram sujos com água da chuva misturada a esgoto. Para tentar minimizar os transtornos, foi construída uma barreira de concreto na porta da sala, mas a chuva veio com força e invadiu a residência mesmo assim.

Nem a barreira de concreto impediu a entrada da água. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Nem a barreira de concreto impediu a entrada da água. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Colchões sujos com lama formada após a chuva. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Colchões sujos com lama formada após a chuva. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Closet alagado após chuva intensa. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Closet alagado após chuva intensa. Foto: Reprodução/TV Mirante.

A casa do vizinho, também, sofreu danos. O portão foi empurrado com a força do temporal, o que deixou o proprietário revoltado.

Outra casa ficou com o portão danificado. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Outra casa ficou com o portão danificado. Foto: Reprodução/TV Mirante.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) afirmou que o sistema de drenagem de São Luís é muito antigo e não tem capacidade para escoamento da água da chuva, problema esse que é agravado pelo desacate irregular de lixo. A Semosp declara, ainda, que tem investido na ampliação do sistema de drenagem da cidade.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que o sistema de drenagem urbana de São Luís é muito antigo e está subdimensionado, ou seja, abaixo da capacidade tendo em vista a expansão da cidade e a intensidade de chuvas registradas nos últimos dias. A Semosp comunica ainda que o problema é agravado ainda pelo descarte irregular de resíduos em vias públicas, o que provoca a obstrução de bueiros, galerias e bocas de lobo, impedindo o fluxo normal das águas das chuvas. A Secretaria ressalta que tem investido na ampliação do sistema de drenagem da cidade, com a construção de canais e galerias e a implantação de redes de escoamento superficial, priorizando áreas que apresentam inundações recorrentes durante o período chuvoso, já tendo reduzido em 64% os pontos de alagamentos recorrentes, como a Curva do Noventa, os bairros Santa Clara, Coroadinho, Jaracaty e os túneis dos elevados da Cohama e Cohab. Além disso, reforça que realiza com regularidade a limpeza, manual e mecanizada dos dispositivos de drenagem, incluindo os pontos mostrados na reportagem. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informa que equipes da Defesa Municipal serão deslocadas para monitorar os pontos nos quais foram registrados alagamentos, a exemplo da Ilhinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.