Tremores

"Foi um fato isolado", diz coronel sobre terremoto

Em entrevista ao <b>Imirante</b>, coronel Célio Roberto desalarmou população.

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Em outras cidades, os tremores também foram sentidos. No entanto, "é algo que não deve preocupar a população".
Em outras cidades, os tremores também foram sentidos. No entanto, "é algo que não deve preocupar a população". (Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com)

SÃO LUÍS - Após diversos relatos de tremores em São Luís, na manhã desta terça-feira (3), o comandante do Corpo de Bombeiros, o Coronel Célio Roberto Araújo explicou que esse foi um fato isolado e que a população do Estado não precisa ficar alarmada.

"Houve um fenômeno partindo de Belágua, cidade que fica a 113 km de São Luís - informação repassada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Na escala Ricther, foram 4.6 pontos. O nível foi abaixo do moderado, então a população pode ficar tranquila".

O coronel explicou, ainda, que estruturas em metal sentem mais o abalo devido ao seu material. O concreto é menos sensível.

Leia também:

Tremor de terra é comentado, por maranhenses, pelas redes sociais;

Tremores foram sentidos na Itália, Peru e Fiji, nas últimas horas;

Tremores sentidos em São Luís viram piada nas redes sociais.

A recomendação dos Bombeiros é que, caso haja novos tremores, a população procure lugares seguros para se abrigar. Em casa, deve-se ficar em baixo de mesas, para evitar se machucar com telhas, por exemplo. "O importante é sempre proteger as partes vitais, como a cabeça", explicou o coronel.

Em outras cidades, os tremores também foram sentidos. No entanto, "é algo que não deve preocupar a população".

Escala Richter

Segundo a escala que mede o nível de tremores, 4.6 está classificado como ligeiro (entre 4.0 e 4.9). Ele é descrito como um tremor notório de objetos no interior de habitações. Há ruídos de choque entre objetos. É um sismo significativo, mas com danos importantes improváveis.

Em média, há 6.200 tremores nesse nível por ano, no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.