Sua Saúde

Saiba mais sobre alimentação pré e pós-treino

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental.

Imirante, com informações de Karine Bello / Nutricionista das Farmácias Garrido

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O perfil da alimentação esta relacionado com o tipo de atividade física, duração e intensidade; competência desempenhada e garantida pelo profissional nutricionista.
O perfil da alimentação esta relacionado com o tipo de atividade física, duração e intensidade; competência desempenhada e garantida pelo profissional nutricionista. ( Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - A Nutrição esportiva é uma área que vem ganhando grande espaço nos últimos anos. Praticantes de atividades físicas estão cada vez mais à procura de profissionais de saúde para auxílio de uma alimentação balanceada com o treino eficiente, visando melhorar a estrutura corporal e principalmente a qualidade de vida.

Entretanto, existe uma diferença entre praticantes de atividades físicas e atletas. O primeiro se caracteriza pela prática de exercícios visando hábitos saudáveis, motivos estéticos. O segundo, visa participar de competições, ganhar incentivos, caracterizando o esportista.

Leia também:

Quer emagrecer? Veja dicas para perder peso com saúde

Obesidade: saiba mais sobre o excesso de peso

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental, pois auxilia na mobilização de tecidos gordurosos durante o exercício e na construção de massa muscular, garantindo assim uma melhor composição corporal. No entanto, precisamos saber quando e o que comer antes e depois da atividade física.

O perfil da alimentação esta relacionado com o tipo de atividade física, duração e intensidade; competência desempenhada e garantida pelo profissional nutricionista.

Orientações Nutricionais de alimentação pré e pós treino:

Antes do treino:

Priorizar fonte de carboidratos que fornecem energia para a realização do exercício, de preferência com baixo índice glicêmico e uma hora antes do exercício, ou seja, que promova menor hiperglicemia.

Suco beterraba, mais pão integral, mais uma colher de sopa de geleia ou queijo branco (1 h antes);

Vitamina de frutas com Whey, uma colher de sopa de mel ou uma barra de cereal (30 min antes);

Batata doce e frango desfiado;

Açaí, granola ou linhaça;

Suco de frutas ou uma fruta e canela (15 min antes).

Durante o treino:

Neste momento, seu corpo estará usando energia proveniente dos carboidratos e ao mesmo tempo perdendo água e sais minerais pela transpiração. Durante o treino a hidratação deve ser contínua, através do consumo de água mineral ou de coco ou bebidas esportivas (quando necessário), que além de hidratar farão a reposição de carboidratos para a resíntese do glicogênio muscular.

Depois do treino:

O corpo precisa repor os estoques energéticos e realizar a reparação do músculo. Nesse momento a ingestão de alimentos, fontes de carboidratos com moderado alto índice glicêmico em conjunto com a oferta de proteínas, se faz necessário.

Suco de frutas ou maltodextrina (imediatamente após o exercício);

Whey protein + fruta + mel;

Suco + sanduíche ou queijo branco + fruta;

Iogurtes com cereais+ óleo de coco;

Macarrão com carne moída (em refeição).

O consumo de antioxidantes também desempenha grande importância após o exercício físico combatendo os radicais livres, estas substâncias prejudiciais às células saudáveis. A ingestão de nutrientes como vitamina C, E, zinco e selênio, presentes em frutas como laranja, acerola, mamão, goiaba, em legumes, verduras, castanhas, peixes e frutos do mar são excelentes opções.

Alguns praticantes de exercício resistido, como a musculação, podem precisar de suplementação por motivos especiais, quando, por exemplo, não conseguem a ingestão adequada de muitos nutrientes somente pela dieta, entretanto, o uso indiscriminado de suplementos alimentares pode acarretar toxidade ao organismo. Por isso o consumo de suplementos alimentares devem ser prescritos por um nutricionista avaliando as reais necessidades individuais de cada um.

Independente da prática de atividade física, os cuidados com a alimentação devem ser diários e, acima de tudo, prazeroso. Uma alimentação saudável promove bem estar e qualidade de vida.

Em sete de fevereiro de 2017, o Imirante.com em parceria com a Garrido estreia o programa Viva Bem. Um programa voltado para assuntos relacionados a saúde. Não perca!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.