Inovação

UFMA lança primeiro calendário em Braille do Maranhão

A edição será distribuída para a Escola de Cegos do Maranhão e Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Núcleo já tem interesse em produzir, desta vez, o calendário acadêmico da UFMA em braille.
Núcleo já tem interesse em produzir, desta vez, o calendário acadêmico da UFMA em braille. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, por meio do Núcleo de Acessibilidade, uma iniciativa inovadora: lançou o primeiro calendário em braille no Maranhão. A edição, com tiragem inicial de 130 cópias, será distribuída para a Escola de Cegos do Maranhão e para a Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão (Asdevima).

A ideia do projeto surgiu em abril deste ano, quando Roberto Alves da Silva e Nataniel Campelo Pereira, transcritores do sistema braille do Núcleo de Acessibilidade, participaram de um curso de capacitação no Instituto Benjamin Constant (IBC), no qual puderam aprimorar seus conhecimentos na produção de materiais nesse sistema.

A instituição, criada em setembro de 1854 pelo Imperador Dom Pedro II, é um Centro de Referência, em nível nacional, para questões da deficiência visual. Trabalha como instituição de ensino, capacitando profissionais da área da deficiência visual, além de assessorar escolas e instituições, a realizar consultas oftalmológicas à população. Também trabalha com reabilitação e produção material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.

Após a qualificação, os técnicos apresentaram a ideia para a diretora do Núcleo de Acessibilidade da UFMA, Piedade Araújo, que articulou a produção com a editora da Universidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.