Retrospectiva 2016

Morte de Gullar, denúncia contra Calheiros e condenação de Elize Matsunaga marcam dezembro

Nos primeiros dias do mês, vários casos chamaram a atenção no Maranhão, Brasil e mundo.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS - O mês de dezembro ainda nem terminou, mas já tem muitos casos chocantes, como a morte de Ferreira Gullar, condenação de Elize Matsunaga, Renan Calheiros se tornando réu no STF, entre outros casos. Veja o que foi destaque nos primeiros dias do mês de dezembro:

MARANHÃO

O Ministério Público do Maranhão denunciou Lucas Porto pelos crimes de estupro e homicídio qualificado. O empresário é o assassino confesso da publicitária Mariana Costa, 33 anos, que era sua cunhada. A morte da sobrinha-neta de José Sarney aconteceu no mês de novembro e chocou o país.

Lucas Porto confessou o crime. / Foto: Divulgação
Lucas Porto confessou o crime. / Foto: Divulgação

Após a denúncia, a defesa de Lucas Porto pediu sigilo em processo citando direitos individuais e sensacionalismo da imprensa, mas a Justiça negou o pedido.

Acidente

E o trânsito continuou fazendo mais vítimas no Maranhão. O assessor de Engenharia do Detran-MA morreu em um acidente na BR-135. Carlos Eduardo Mendes estava em uma caminhonete que colidiu com uma carreta. O acidente aconteceu entre as cidades de Matões do Norte e São Mateus, no local conhecido como “Curva do Didi”.

O engenheiro Carlos Eduardo Mendes estava em uma caminhonete. / Foto: Divulgação/PRF-MA
O engenheiro Carlos Eduardo Mendes estava em uma caminhonete. / Foto: Divulgação/PRF-MA

O assessor, de 34 anos, ficou preso entre as ferragens e morreu no local do acidente. Segundo informações do Detran-MA, o engenheiro havia viajando para inspecionar as obras da Ciretran na cidade de Presidente Dutra.

Violência

Outra morte que chocou o Estado em dezembro foi o assassinato de um vereador na cidade de Godofredo Viana. Na noite do dia 7, o vereador Cesar Augusto Miranda (PR) foi executado dentro de uma farmácia, na cidade de Godofredo Viana. O vereador, conhecido como “Cesar da Farmácia”, foi o quinto mais votado nas Eleições de 2016, obtendo 265 votos. Ele assumiria o mandato em janeiro de 2017.

Após investigações, a Polícia Civil acabou prendendo o presidente da Câmara de Godofredo Viana, suspeito de mandar matar "César da Farmácia”. A polícia prendeu, também, o vereador José Gomes, também suspeito de participar do assassinato.

A violência não parou no Maranhão, em São Luís, um homem foi assassinado em frente a uma lotérica no bairro do Renascença. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi assassinada após sair de uma audiência na 2ª Vara de Execuções Penais.

Falando em violência, na cidade de Balsas uma jovem foi baleada e morreu durante perseguição policial. Karina Britto estava em um carro com sua irmã, que foi baleada no braço; elas não pararam em barreira realizada por policiais à paisana.

Ousadia

E um grupo de pessoas foi pego pelo Serviço de Inteligência do 6º BPM cavando um túnel entre uma residência e o Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo de Pedrinhas. Dez pessoas foram presas.

Foto: Reprodução/TV Mirante
Foto: Reprodução/TV Mirante

E seis agentes de segurança prisional foram afastados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), após a fuga de detentos registrada no dia 11 de dezembro, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Rosário. No total, sete internos conseguiram escapar serrando a grade de ventilação. Eles tiveram acesso ao pátio interno e pularam o muro utilizando uma corda. Há a suspeita de facilitação da fuga pelos agentes de segurança.

E um policial civil foi preso suspeito de praticar assalto.

Relembre:
Suspeito de assalto, agente da Polícia Civil é detido e liberado em seguida

Policial civil suspeito de crime é preso pela segunda vez

Delegado explica prisão de policial civil em São Luís

E na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, uma quadrilha atacou bancos e ateou fogo em veículo. Os criminosos armados explodiram as agências bancária do Brasil e Bradesco, e um carro foi incendiado pelos bandidos, que ainda trocaram tiros com policiais, fizeram reféns e efetuaram disparos de arma de fogo para várias direções.

Criminosos foram ousados. / Foto: Divulgação.
Criminosos foram ousados. / Foto: Divulgação.

Ainda em dezembro, foi realizada a Operação Cooperare, que investiga irregularidades na contratação da Cooperativa Maranhense de Trabalho e Prestação de Serviços (Coopmar) pela Prefeitura de Paço do Lumiar, foram apreendidos 11 veículos, R$ 27 mil em espécie e bloqueados sete imóveis dos envolvidos.

A Seic desarticulou um bando internacional especializado na venda de drogas. Os quadrilheiros foram presos no Cohatrac. Com o bando, foi apreendida meia tonelada de maconha, segundo a polícia, oriundo do Paraguai e avaliada em torno de R$ 2 milhões. Essa droga iria abastecer as bocas de fumo da capital como ainda do interior do Estado.

Despedida

Em dezembro, o Brasil deu adeus ao grande escritor e poeta maranhense Ferreira Gullar, que morreu aos 86 anos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Relembre:
Morre, aos 86 anos, o poeta Ferreira Gullar

Sarney fala sobre morte do amigo Gullar: “era o orgulho da minha geração”

Michel Temer lamenta morte de Ferreira Gullar: "Deixa um vazio imenso na literatura nacional"

Corpo de Ferreira Gullar é velado na Academia Brasileira de Letras

Corpo de Ferreira Gullar é sepultado no mausoléu da Academia Brasileira de Letras

Governo e Prefeitura de São Luís decretam luto oficial pela morte de Gullar

O mês de dezembro foi marcado, também, pelo adeus a João Castelo, que era deputado federal e já tinha exercidos os cargos de prefeito de São Luís e governador do maranhão. João Castelo, de 79 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Relembre:

Políticos do MA lamentam morte de João Castelo

Prefeitura de São Luís decreta luto oficial de três dias

José Sarney e Sarney Filho lamentam morte de João Castelo

Corpo de João Castelo chega em São Luís ainda neste domingo (11)

Luana Alves assumirá vaga de João Castelo na Câmara

Comoção

Também marcou o mês um maranhense que estava à procura filho desaparecido. A história de José de Ribamar de Fátima Rodrigues, de 60 anos, foi mostrada em reportagem do Jornal Folha de São Paulo. O maranhense tem dedicado a vida a procurar o filho, Cleiton, de 29 anos, que desapareceu no dia 11 de março deste ano. Cleiton, que tem esquizofrenia e depressão, estava morando na casa do irmão, no município de Guariba, interior de São Paulo. Desde então, José de Ribamar deixou os outros filhos em Timon e saiu em busca de Cleiton.

José de Ribamar anda com o cartaz com fotos do filho desaparecido. / Foto: Eduardo Knapp/Folhapress.
José de Ribamar anda com o cartaz com fotos do filho desaparecido. / Foto: Eduardo Knapp/Folhapress.

BRASIL

O cenário político brasileiro continuou repercutindo. O deputado maranhense Weverton Rocha foi confrontado por manifestante no aeroporto de Brasília e levou "tomatada". O parlamentar é autor de emenda que incluiu crime de responsabilidade ao Judiciário nas medidas anticorrupção.

E depois de Werverton Rocha, foi a vez do deputado federal Waldir Maranhão (PP) ser hostilizado por manifestantes no aeroporto de Brasília. Diferente de Weverton, que respondeu aos ataques, Waldir Maranhão preferiu não responder às acusações dirigidas a ele. O vídeo foi postado em uma página no Facebook que se define como “de orientação conservadora” e alinhada a questões como tradição judaico-cristã, propriedade privada, família tradicional, forças armadas e moral pública. A página é administrada por Dennis Heiderich, que aparece no vídeo hostilizando Waldir Maranhão.

Ainda no cenário político, o mês de dezembro começou com o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitando a denúncia apresentada contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo crime de peculato. Com a decisão, o senador se tornou réu na Corte pela primeira vez.

Após virar réu, Renan Calheiros teve o afastamento da presidência do Senado determinado pelo Ministro do STF, Marco Aurélio Mello. A decisão foi feita no âmbito de uma ação ajuizada pela Rede que pede que réus não possam estar na linha sucessória da Presidência da República.

Mas, o Senado desafiou o STF e manteve Renan na chefia da Casa. A Mesa Diretora assinou documento para não cumprir afastamento de Calheiros. De acordo com o documento, a Mesa Diretora do Senado declarou que aguardaria a decisão do plenário do STF.

Por fim, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo, derrubando a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento.

Enem

O Enem 2016 continuou dando o que falar. A Polícia Federal acabou confirmando que um candidato do Maranhão teria recebido uma foto do gabarito do Enem e o tema da redação antes do exame. Para a PF, houve crime de estelionato qualificado no caso.

Mas, apesar das pressões, o Inep disse que não iria cancelar o exame e disse que investigações não estavam concluídas. O Instituto afirmou que o exame foi realizado com segurança para mais de 5,8 milhões de estudantes.

E em meio às investigações de fraude, o Enem foi aplicado a mais de 277 mil candidatos no primeiro fim de semana de dezembro. Os candidatos não fizeram as provas em novembro, pois as escolas onde fariam o exame estavam ocupadas por manifestantes. A 2ª aplicação do Enem abordou temas raciais e pediu pouco cálculo. Os estudantes tiveram quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões. O primeiro dia da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano trouxe questões que abordaram duas canções populares, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Cidadão, de Zé Ramalho, além do problema da dengue. A prova incluiu ainda questões sobre meio ambiente .

E não foi só no Enem que teve suspeita de fraude, o Enade também entrou na mira de investigações. O MEC chegou até a divulgar procedimento para apurar denúncias de fraude no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Lula

E o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. De acordo com a acusação, Lula “integrou um esquema que vendia a promessa” de interferências no governo federal para beneficiar empresas.

E o juiz federal Sérgio Moro chegou a bater boca com advogado de Lula durante uma audiência da Lava Jato. O bate-boca começou após uma pergunta feita por um procurador da República à funcionária Marilza Marques, responsável pela área de atendimento da empreiteira e que acompanhou as visitas no apartamento tríplex em Guarujá (SP), imóvel investigado.

Ainda na onda de denúncias, a Justiça Federal aceitou denúncia contra Lula e o filho dele na Operação Zelotes. Com a decisão da Justiça, o ex-presidente passou a ser réu em três ações penais. Três dias depois, Sérgio Moro aceitou mais uma denúncia contra Lula na Operação Lava Jato. Outras oito pessoas também foram denunciadas, entre elas a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Em meio a operações policiais, o pastor Silas Malafaia também acabou sendo alvo de investigações. Ele recebeu um mandado de condução coercitiva, durante investigação que apura um esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral

E antes de prestar depoimento à Polícia Federal, o pastor conversou com jornalistas na porta da Superintendência da PF e disse que se apresentou espontaneamente e que não era bandido.

Chapecoense

No começo do mês, o avião com corpos de vítimas de acidente aéreo da Chapecoense chegou em Santa Catarina. Debaixo de chuva e muita emoção, corpos das vítimas foram recebidos em Chapecó.

Os parentes das vítimas choravam muito e se amparavam. / Foto: Beto Barata/PR.
Os parentes das vítimas choravam muito e se amparavam. / Foto: Beto Barata/PR.

O primeiro e o último caixão retirados receberam uma salva de tiros. Soldados do Exército formaram um corredor por onde passaram os caixões, que estavam cobertos com um pano branco com o símbolo da Chapecoense e uma faixa com o nome de cada uma das vítimas.

Justiça

Ainda em dezembro, Elize Matsunaga foi condenada a quase 20 anos de prisão por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga em 2012. A bacharel em Direito foi condenada a 19 anos, 11 meses e um dia de prisão em regime fechado.

Elize em julgamento. / Foto: Marcelo Gonçalves.
Elize em julgamento. / Foto: Marcelo Gonçalves.

Reforma da Previdência

Dezembro foi marcado também pelo anúncio das novas regras da Reforma da Previdência anunciada pelo Governo federal. Segundo o governo, a Reforma prevê aposentadoria aos 65 anos e com 25 de contribuição. Essa regra valerá para homens com idade inferior a 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. E o trabalhador terá de contribuir por 49 anos para receber aposentadoria integral.

Leia também: Entenda o que muda com a reforma da Previdência

Em meio ao anúncio da reforma da previdência, representantes de movimentos sociais protocolaram na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer. O documento foi assinado por 19 pessoas, entre juristas e líderes de organizações da sociedade civil, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). O documento foi entregue à Secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara. De acordo com o texto, há “fortes indícios de atos ilícitos” por parte de Michel Temer no episódio em que o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, pressionou o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para que interviesse junto ao Iphan a fim de liberar a construção de um edifício de alto padrão em Salvador, onde Geddel adquiriu um imóvel.

E a Câmara pediu que o STF decidisse o sobre andamento de impeachment de Temer. Em petição enviada ao Supremo, Maia pediu rapidez na decisão da Corte.

E, apesar dos protestos, a PEC que restringe gastos públicos foi aprovada e seguiu para promulgação. A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada por 53 votos a favor e 16 votos contra e vigorará a partir de 2018. Após a aprovação da PEC, manifestantes fizeram protesto em Brasília. O ato terminou com 15 pessoas detidas após confronto com a Polícia Militar.

Leia também: Saiba o que muda com a aprovação final da PEC do Teto dos Gastos Públicos

Também movimentou o Brasil em dezembro, a Reforma do Ensino Médio. A Câmara concluiu a votação da Medida Provisória, que seguiu para o Senado.

MUNDO

Inconformada com o resultado das eleições, Hillary Clinton culpou Putin e o chefe do FBI por sua derrota. "A Rússia buscou enfraquecer nossa democracia por meio de ciberataques", declarou Clinton.

Ainda nos EUA, sete pessoas morrem em incêndio no parque florestal mais visitado do país. As chamas atingiram mais de 700 casas e estabelecimentos comerciais das cidades turísticas de Gatlinburg e Pigeon Forge, que são consideradas portas de entrada para o Parque Nacional Great Smoky Mountains.

Também chamou a atenção em dezembro, a suspensão da Venezuela do Mercosul. O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse que o país não cumpriu certos requisitos.

E na Colômbia, um avião caiu em um rio, após falha no motor. Na aeronave, estava apenas o piloto José Manuel Montenegro, de 19 anos, que sofreu um pequeno traumatismo craniano e lesionou, levemente, a coluna, o tornozelo e perna direita.

 O avião era do Centro de Formação Aeronáutica Protecnica. / Foto: Divulgação.
O avião era do Centro de Formação Aeronáutica Protecnica. / Foto: Divulgação.

E os acidentes aéreos continuaram alarmando o mundo no mês de dezembro. No Paquistão, um avião comercial caiu com cerca de 50 pessoas. O voo PK661 fazia a rota entre Chitral e Islamabad.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.